24 NOV 2023
SEMASA
Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo
Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população

Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas, que inclui a quadra de areia para prática de beach tênis e beach vôlei, e da nova área de convivência, que conta com quiosques para piquenique.

Das 10h às 16h, crianças e adultos poderão participar de brincadeiras e gincanas, promovidas pelo Departamento de Lazer, que estará presente com brinquedos infláveis, jogos educativos e pintura facial. A Secretaria de Meio Ambiente, a Polícia Ambiental, a Faculdade de Medicina ABC e o grupo Tais Ambientais estarão presentes com ações de sensibilização ambiental.

Com a entrega das quadras, monitores esportivos de beach tênis e beach vôlei também estarão no parque para auxiliar os frequentadores. A população terá à disposição barracas de comidas, bebidas e artesanato.

O Semasa também vai promover duas trilhas ambientais monitoradas até a segunda torre do antigo teleférico, uma às 9h e outra às 14h (caso chova, a trilha será cancelada). As vagas são limitadas e, por isso, é necessário fazer inscrição antecipada em www.semasa.sp.gov.br/educambiental. Também será realizada a Gincana Ecológica, ação socioambiental em que as crianças participam de um circuito de brincadeiras, somam pontos e podem trocar por brinquedos. Os brinquedos foram todos doados nas Estações de Coleta do Semasa e passaram por triagem e higienização.

“A realização de serviços e melhorias no Pedroso, assim como a promoção de eventos para toda a comunidade, como o Domingo no Pedroso, tem sido muito bem recebida pelos frequentadores do parque. Parte dos investimentos têm sido realizados por meio de compensação ambiental, ou seja, sem gasto para o poder público”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Luiz Savóia.

As quadras poliesportivas e a nova área de convivência estão incluídas no pacote de novas benfeitorias realizadas na Unidades de Conservação neste ano, que incluem ainda a reforma dos banheiros adaptados, a revitalização do caminho até as quadras com colocação de bloquetes, substituição das papeleiras, pintura da ponte amarela, instalação de 13 novas luminárias de energia solar e nova identidade visual em todo o parque, com colocação de novas placas de informação e sinalização.

O Parque Natural Municipal do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami.

Autor: Paloma Alvarez