01 DEZ 2023
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Santo André realiza Virada Inclusiva a partir deste sábado
Programação é composta por atividades culturais, esportivas e de lazer, até 9 de dezembro
Santo André, 1º de dezembro de 2023 - Neste sábado (2), tem início a Virada Inclusiva de Santo André, que traz uma programação especial composta por atividades culturais, esportivas e de lazer até o próximo domingo (9). A cidade aderiu à iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas promovidas com a participação de parceiros, e colaboradores voluntários dos mais diversos setores. A Virada Inclusiva deste ano tem o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais!”

"A Secretaria da Pessoa com Deficiência está fechando o ano com chave de ouro com a programação da Virada Inclusiva, um evento que visa celebrar a diversidade e a inclusão de todos, com atividades inclusivas e adaptadas que vão oferecer cultura, esporte e lazer para todos. Santo André possui cerca de 50 mil pessoas com deficiência, segundo o levantamento que realizamos recentemente e todos estão convidados a participar”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.

O espetáculo do Núcleo Caboclinhas que homenageia a obra de Dona Ivone Lara contando sua história de forma lúdica e com uma roda de Samba para crianças abre a programação da Virada Inclusiva neste sábado (2). O show Rodinha de Ivone acontece no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302), às 16h. O espetáculo é gratuito, acessível e com indicação livre.

No domingo (3) será realizado o Domingo no Paço Inclusivo, com as atividades tradicionais de lazer, mais oficinas e brincadeiras pensadas para as crianças com deficiência, no Paço Municipal, das 10h às 17h.

Ainda no domingo, o Grand Plaza Shopping, um dos parceiros da cidade na Virada Inclusiva, realiza atividades reservadas para crianças com TEA e seus familiares, das 10h às 12h. E às 15h, a programação traz apresentação de patinação artística com Rafaela Freitas, a primeira brasileira a subir no pódio em jogos mundiais, no Sesc Santo André, às 15h.

A Virada Inclusiva continua na terça-feira (5) com o Papai Noel Inclusivo do Atrium Shopping, que receberá a visita de pessoas com deficiência da cidade, às 14h. A rede municipal de ensino também vai realizar propostas pedagógicas nas escolas nesta terça-feira.

Na quarta-feira (6), a Virada Inclusiva Andreense traz a palestra prevenção da violência contra a mulher com deficiência, que acontece às 11h, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro).

O Coral de Libras promovido pelo Atrium Shopping (Rua Giovanni Batista Pirelli, 155, Vila Homero Thon) é a atividade da quinta-feira da Virada Inclusiva, às 20h.

Todos os dias, entre o sábado e domingo (9), a Virada Inclusiva está presente no Natal Encantado do Paço Municipal, evento que traz toda a beleza e o espírito de Natal para o Paço Municipal, com árvore de Natal, Roda Gigante, Carrossel e Casa do Papai Noel. É recomendada a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Texto: Paola Zanei
Foto: Eduardo Merlino