05 MAR 2024
AGENDA CULTURAL
Escola Livre de Teatro promove Semana Pedagógica
Evento é dedicado à formação e atualização dos profissionais da área teatral
Santo André, 5 de março de 2024 - A ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André promove, entre os dias 5 e 8 de março, a Semana Pedagógica, um evento dedicado à formação e atualização dos profissionais da área teatral. Durante a semana, serão oferecidas no Teatro Conchita de Moraes atividades práticas com o objetivo de aprimorar as habilidades dos participantes e proporcionar uma troca de conhecimento.

A programação tem início nesta terça feira (5), às 19h, com a aula Inaugural Aberta ao público do Núcleo de Pedagogia, com Ligia Helena. Em 2024 a Escola Livre de Teatro retoma o Núcleo de Pedagogia Teatral com foco nas pedagogias que envolvem infância e adolescência em ensino regular ou informal. Para marcar esta retomada, quatro convidadas artistas-educadores irão participar de uma aula inaugural aberta compartilhando suas trajetórias de formação e aproximação com o ensino do teatro e os possíveis caminhos de um pensamento pedagógico para as infâncias e adolescências. Além de serem atuantes na arte-educação todas têm formação na Escola Livre de Teatro de Santo André.

No dia 6, às 18h30, haverá a exibição dos documentários “Mabui: Rios que brotam no asfalto, vozes que pulsam no peito” e “Permanência”. No primeiro, em Okinawa, “mabui” poderia ser descrito como uma pulsação. No ser humano é a característica daquilo que o torna original, sua essência vital. É o fluxo de algo que não se vê, algo que se encontra no entre. Quem percebe, equilibra e resgata essa energia são as Yutás e Kaminchus, mulheres que atuam como xamãs dentro da espiritualidade okinawana e que, devido ao processo de imigração japonesa ao Brasil, estão presentes por todo estado de São Paulo. O documentário foi produzido a partir do processo de criação do espetáculo de dança Mabui e de entrevistas às Yutás e Kaminchus, atuantes na comunidade Okinawana de São Paulo.

Após a apresentação terá um bate-papo equipe do documentário e a antropóloga Laís Miwa Higa.

Já "Permanência" é um clássico do terror produzido pelo coletivo Liberdade Madalena!
Permanência apresenta a questão da permanência estudantil no contexto da formação artística. Quais os desafios encontrados por estudantes cotistas para que consigam estabelecer laços de continuidade com o direito inalienável do estudo da arte? Esse filme não é um filme e não documenta nada a não ser escolhas audiovisuais e ideológicas que desempenham papel de resistência ante a realidade de precarização dos corpos dissidentes que compõem a comunidade da Escola Livre de Teatro.

Na quinta-feira (7), às 19h será apresentado o espetáculo Rio João, da Cia Paulicea. Inspirados pela vida e obra de João das Neves, a Cia Paulicea traz à cena o espetáculo “Rio João” celebrando o teatro, o canto e a dança para recriar universos pulsantes de vida. “Rio João” junta também em sua correnteza, outros afluentes como as vozes, corpos e memórias de seus intérpretes, que compartilham e recriam suas trajetórias artísticas em constante diálogo com teatro libertário de João. Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que nos faça conectar com a dor e o riso de viver nesse Brasil de forma intensa e criativa, assim como João fez e continua fazendo.

Fechando a semana, na sexta-feira (8), às 18h30, haverá o debate "O Feminismo na ELT - Ensaiando a Roda". Para integrar as programações do Dia da Mulher, a Escola Livre de Teatro receberá uma programação voltada para a construção do debate sobre a participação das mulheres no universo das artes e suas implicações políticas, sociais e culturais. A mediação ficará por conta da Paloma Franca Amorim, coordenadora pedagógica da ELT.

Serviço:
Semana Pedagógica da ELT