11 MAR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Circuito Mulheres Empreendedoras inicia programação de 2024 em ação no Cras Jardim Santo André
Oficinas, que irão até dia 22, tiveram abertura especial em homenagem ao Dia das Mulheres

Santo André, 11 de março de 2024 - Como forma de homenagear a todas as mulheres da cidade que têm no empreendedorismo o seu sustento, neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Santo André deu início às atividades de 2024 do Circuito Mulheres Empreendedoras, com oficinas do Mil Mulheres no Cras Jardim Santo André, em parceria com o Sebrae e Escola de Ouro Andreense.

Na etapa do Jardim Santo André, o programa contará com participação de 15mulheres em situação de vulnerabilidade que buscam um futuro melhor, em seis encontros de quatro horas de duração cada, até dia 22 de março. As equipes dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) são as responsáveis pela captação das munícipes que participarão da iniciativa. Por isso, não há inscrições abertas.

A iniciativa é dividida em dois ciclos. O primeiro estimula o empoderamento das mulheres, incentivando-as a desenvolver suas habilidades socioemocionais, por meio de reflexões sobre sua trajetória, seus sonhos e sua capacidade de realização. No segundo ciclo, as participantes recebem informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a qualificação profissional é um dos pilares que tem sido adotado pela atual gestão. “Qualificar é um dos pilares fundamentais da nossa política de desenvolvimento econômico. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar as empreendedoras que, apesar das dificuldades, encontram forças para transformarem as suas próprias vidas. Essa é a verdadeira essência de quem está à frente da gestão pública, que é impactar a vida das pessoas de forma positiva”, contou Banzato.

Para o secretário de Assistência Social, André Scarpino, as mulheres em situação de vulnerabilidade enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho, como discriminação, falta de acesso à educação e à qualificação profissional. “A oficina de empreendedorismo pode fornecer a elas as ferramentas e o apoio necessários para superar esses obstáculos e iniciar seus próprios negócios.Ao adquirir habilidades empreendedoras, as mulheres podem gerar renda, melhorar sua qualidade de vida e romper com o ciclo de pobreza. Além disso, o empreendedorismo pode fortalecer sua autoestima, confiança e senso de realização pessoal”, disse Scarpino.

Circuito Mulheres Empreendedoras – Implementado no início do ano passado, o Circuito Mulheres Empreendedoras é formado por três ações de apoio ao empreendedorismo feminino: além do curso Mil Mulheres, voltado às munícipes em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa é composta pelo curso Sebrae Delas, que ensina como gerir um negócio de sucesso; e o Encontro de Lideranças, que reúne empreendedoras para trocas de informações e experiências.

A iniciativa é uma realização da secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em parceria com o Sebrae, a Secretaria de Assistência Social e a Escola de Ouro Andreense.

Para mais informações sobre o Circuito Mulheres Empreendedoras e programação basta acessar o link https://acesse.santoandre.br/CircuitoMulheresEmpreendedoras.

Texto: Renan Muniz