15 MAR 2024
PROCON
Enel lidera reclamações no Procon Santo André em 2023
No Dia do Consumidor, órgão divulga as dez empresas com maior número de queixas na cidade
Santo André, 15 de março de 2024 – A Enel liderou o número de reclamações feitas no Procon Santo André em 2023, com um total de 630 atendimentos. Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado nesta sexta-feira (15), no Dia Internacional do Consumidor. A maioria das reclamações diz respeito à má prestação de serviço e contas altas.

No ranking das dez empresas com mais reclamações registradas, o segundo lugar ficou para a Sabesp, com 365 atendimentos. O 3º lugar geral foi ocupado pelo Bradesco (339 atendimentos).

Em seguida estão as empresas de telecomunicações Claro (4º lugar, com 192 atendimentos), Vivo (5º lugar, com 152 atendimentos) e Tim (6º lugar, com 115 atendimentos). A maioria das queixas é relacionada a cobranças indevidas, como pequenos valores lançados na conta do consumidor de serviços não contratados. Além disso, questões contratuais e má qualidade na prestação dos serviços completam a lista.

Na sequência, as empresas do mercado financeiro também figuram na lista em grande volume, ocupando o 7º lugar o Banco Itaucard (100 atendimentos), em 8º lugar a Caixa Econômica Federal (99 atendimentos), em 9º lugar o Banco BMG (99 atendimentos), e em 10º lugar Banco Santander (95 atendimentos). A maior parte das reclamações envolve golpes em idosos, empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor e cobranças indevidas.

"É de suma importância que o consumidor tenha acesso a essa lista, pois assim o mesmo saberá quais são as empresas que prestam bons serviços à população, além da taxa de resolução dos problemas, caso haja algum. Vale dizer que o Procon Santo André está à disposição do consumidor para auxiliá-lo com essas demandas”, destaca a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.

Dúvidas - Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail santoandreprocon@gmail.com.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para mais informações.

Autor: Daniele Vieira