Além de abordar a tecnologia assistiva do TiX Letramento, o público participou de palestra com ênfase nos desafios do dia a dia
Santo André, 4 de agosto de 2025 - Uma das premissas da parceria da Secretaria de Educação de Santo André com a empresa do setor de tecnologia Actcon é promover formações para os profissionais da rede municipal. Nesta segunda-feira (4) a capacitação, realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, recebeu 200 profissionais com objetivo de continuar desenvolvendo uma cultura inclusiva na rede municipal.
O encontro trouxe uma palestra sobre Educação Inclusiva com ênfase nos desafios do dia a dia e destacou o programa educacional TiX Letramento, uma completa ferramenta de inclusão para crianças com deficiência que estudam na rede municipal de ensino.
O planejamento desta formação em específico foi feito pelo Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, em parceria com os demais departamentos da Secretaria. Foram convidados representantes de cada equipe gestora das unidades escolares municipais, assim como gestores das creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas, além dos demais gestores da sede e equipamentos da pasta.
TiX Letramento - A estrutura tem como base um teclado inteligente multifuncional que facilita a comunicação dos alunos, mesmo os que possuem movimentação extremamente reduzida.
O teclado, que é acoplado a um microcomputador, possui dispositivos para acionamento com os membros superiores, inferiores ou até por meio de um piscar de olhos. O dispositivo pode ser utilizado por pessoas com todo tipo de deficiência, exceto para estudantes com baixa visão, cegueira e surdez.
A rede municipal de ensino de Santo André conta com 22 Salas de Recurso Multifuncionais - espaços dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos que visam, principalmente, fornecer condições de acesso e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência.
Todas as Salas de Recursos contam com o equipamento do programa educacional TiX Letramento. Atualmente são 531 alunos da rede municipal utilizam o espaço no contraturno escolar.
“A tendência é que aumente significativamente o número de alunos que fazem uso desse mecanismo, considerando que os profissionais da Educação receberam essa formação recentemente e devem levar para as salas de recurso multifuncionais”, destacou Sandra Mara, diretora do Departamento de Educação Inclusiva.