Santo André, 22 de setembro de 2025 – Com início nesta segunda-feira (22), o IV Seminário de Educação Inclusiva de Santo André segue até o dia 26 de setembro com uma programação especial para debater e compartilhar práticas que transformam a vida escolar com foco na inclusão. O evento de abertura, realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, contou com a participação de profissionais da rede municipal, de creches conveniadas e escolas particulares.
“Ações como essa precisam funcionar em rede. A Secretaria de Educação, com toda sua pluralidade, também precisa contar e envolver outras pastas para desempenhar um trabalho que resulte em um atendimento cada vez melhor”, pontuou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
A secretária da Pessoa com Deficiência de Santo André, Valéria Romera Marcelino, também marcou presença no evento e reforçou o discurso. “Importante mesmo fazer o trabalho de união em rede. Atuamos em um departamento que articula com outras secretarias, mas a Educação Inclusiva necessita de uma base forte no ensino com profissionais qualificados e o envolvimento das famílias”, destacou.
Um dos temas abordados nesta segunda-feira com os profissionais da rede municipal previamente inscritos, foi Gestão Escolar Inclusiva. Além da abertura especial, com a apresentação do Coral da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo André, o evento trouxe uma mesa redonda de debate intitulada PCD em Ação e uma explanação sobre acessibilidade e linguagem simples no contexto escolar.
A programação segue nesta terça-feira (23) com as temáticas “Pontes para a aprendizagem – conectando tecnologia, materiais e inclusão” e “Altas habilidades/superdotação – nutrindo talentos”.
Na quarta-feira (24), o encontro destaca o assunto “Práticas pedagógicas à luz da inclusão”. Já no dia 25, quinta-feira, os profissionais da rede irão debater “Seletividade alimentar e Capacitismo”, “Relacionamentos interpessoais na era digital” e “Multiplicidade de deficiências e potencialidades nas diferenças”.
Na sexta-feira (26) o encerramento trará uma proposta diferente. Na mesma data em que se celebra o Dia Nacional do Surdo, o Polo Bilíngue de Santo André contará com diversas atividades, envolvendo os alunos e familiares, para promover a inclusão e dar visibilidade à cultura surda.
As ações incluem o Dia do Desafio em Libras; Gincana em Libras; Caça ao tesouro em Libras, entre outras.
“Vamos continuar fazendo a nossa parte para que a rede municipal continue fazendo a diferença na Educação Inclusiva”, concluiu a secretária adjunta de Educação, Carla Maria Menezes.