Santo André, 17 de novembro de 2025 - A palestra “Literaturas Infantil e Infanto-Juvenil – Marcas e História” abre, nesta terça-feira (18), às 19h, a intensa programação desta semana da Casa da Palavra Mário Quintana, localizada na Praça do Carmo, no Centro de Santo André. Entre as atividades estão abertura de exposição, sarau e lançamento de livros.
Quem ministra a palestra sobre literatura infantil é Juarez D. Ambires, formado em Letras e Ciências Sociais e professor universitário na disciplina de Língua Portuguesa. Trabalha ainda como revisor de texto para editoras e particulares. Tem quatro livros publicados e mais de cem artigos. No encontro, Ambires vai abordar as literaturas infantil e infanto-juvenil como gêneros ligados a um contexto social da modernidade, que valorizou a infância a partir do final do século XVIII.
Na quarta-feira (19), a Casa da Palavra recebe a abertura da exposição de artes visuais e cerâmica dos alunos da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldmann, que vai contar com um sarau aberto para a participação de todos. A exposição, que tem abertura às 19h, reúne os trabalhos desenvolvidos em 2025 pelas turmas de crianças e adolescentes, além das produções em aquarela e cerâmica dos alunos adultos. A mostra pode ser conferida até 2 de dezembro.
Na sexta-feira (21) acontece o sarau “Que Mistério tem Clarice”, um evento pensado para celebrar o centenário de escritora Clarice Lispector. A partir das 19h, a Casa da Palavra abre suas portas para uma apresentação de leituras de suas obras, com coordenação de Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini e participações de Giselle Maria, Marco Lemes e Fernando Cavalieri. Serão revisitados contos e outras páginas de seus livros.
O sábado (22) será dia de lançamento na Casa da Palavra. A escritora Solange Dias lança seu primeiro livro “Vôo sem Volta”, às 11h. Missionária itinerante e psicopedagoga com formação em suporte emocional, Solange parte de uma experiência pessoal de perda para escrever uma obra que celebra a esperança e lembra a todos que a morte não é um adeus definitivo, mas uma passagem para a glória celestial e a presença eterna do Senhor, transmitindo uma mensagem de consolo, força e renovação.
No mesmo dia, às 15h, acontece o lançamento do novo livro do projeto Prosas Urbanas, uma iniciativa coletiva da Editora COOPACESSO, coordenada por Jerônimo de Almeida Neto, que já está em sua nona edição e, de agora em diante passará a se chamar Projeto Prosas Urbanas - Hildebrando Pafundi, em uma homenagem ao jornalista e escritor que foi o idealizador desta iniciativa.
O livro é composto de contos, crônicas, relatos de memória, reflexões sociológicas e filosóficas e uma diversidade de narrativas que compõem um verdadeiro mosaico de ideias. Nesta edição, o livro traz textos de 23 autores e autoras da região do ABC que, além de produzirem os textos, financiam a obra coletivamente.
Os autores e autoras participantes do livro são Ana Valim, Antonio Lopes Cordeiro, Carlos Ribeiro Costa, Carlos Sereno, Cida Antunes, Conceição Aparecida de Freitas, Edgar da Nobrega Gomes, Emilia Vieira de Oliveira, Eric dos Santos Silva, Hildebrando Pafundi, Inez Galardinovic, Jerônimo de Almeida Neto, Jose Batista dos Santos, Luiz Gonzaga Lopes, Marco Antonio Arroyo Valdebenito, Maria Ana Lucia Vieira Lima, Maria Aparecida de Medeiros Moutinho, Maria Denise Nery Santiago, Marlene Oliveira Santos, Samanta Brugnolo de Almeida, Sandra Aparecida Boccacino, Vanderlei A. Retondo e Vitorio Niconis Pilatos.
A Casa da Palavra Mário Quintana está localizada na Praça do Carmo, 171, no Centro de Santo André.