09 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mulheres em situação de vulnerabilidade de Santo André participam de oficinas sobre fotografia
Projeto em parceria com iniciativa privada proporciona acesso à arte e cultura de forma gratuita a munícipes atendidas no Centro POP, Vem Maria e Creas
Santo André, 9 de agosto de 2022 - Mulheres em situação de vulnerabilidade de Santo André estão participando de um projeto que oferece oficinas gratuitas de fotografia. A iniciativa beneficia munícipes atendidas por serviços de proteção especial ligados à Secretaria de Cidadania e Assistência Social: Centro POP, Vem Maria e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

"É muito interessante este projeto, principalmente no atendimento às nossas mulheres vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua, porque traz uma outra perspectiva delas mesmas, através da fotografia, onde elas podem se perceber pessoas com direitos, e que a vida pode ser diferente. É uma ferramenta que vai trazer uma possibilidade dela trabalhar sua autoestima e ajudar a transpor as próprias dificuldades", destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

O Projeto PhotoPower é apresentado pelo Ministério do Turismo e ONG ImageMagica, com o apoio das empresas Chevron Oronite e Cabot Corporation, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceira com a produtora social Semente. As oficinas estão acontecendo uma vez por semana, até o dia 20 de setembro.

As participantes aprendem sobre leitura e interpretação de imagem e praticam técnicas de fotografia. O intuito é proporcionar um intercâmbio cultural entre elas e gerar uma série de reflexões sobre como o dia a dia pode revelar detalhes dos ambientes que nos rodeiam e propor transformações.

Com essas atividades, as participantes têm a oportunidade de desvendar suas vontades, pensar sobre o que querem para o futuro e quais ações podem fazer para conseguir o que desejam. Em celebração ao caminho percorrido durante o projeto, haverá uma exposição com as fotografias tiradas e, ao final, uma cerimônia de formatura, com entrega de certificados.

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

As oficinas estão sendo realizadas no Centro POP, Vem Maria e Creas II. Quem tiver interesse em participar deve procurar uma dessas três unidades ou qualquer um dos equipamentos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Cras de Santo André:
Cras Ana Maria: Praça Venâncio Neto / Av. Nestor de Barros, s/n - Jardim Ana Maria - Fone: 4401-1193
Cras Alzira Franco: Rua Amapola, s/n - Jardim Alzira Franco - Fone: 4437-2932 / 4474-1982
Cras Centro: Rua Xavier de Toledo, 350 - Centro - Fone: 4433-4567 / 4574
Cras Jardim Cristiane: Rua Martinópolis, s/n, Jardim Cristiane - Fone: 4452-2944
Cras Marek: Rua Engenheiro Alfredo Heitzmann Jr., s/n, Jardim Marek - Fone: 4971-6702
Cras Recreio da Borda do Campo: Rua Arara Azul, 1705 - Recreio da Borda do Campo - Fone: 4457-9880 / 4459-7597
Cras Sítio dos Vianas: Praça Maria Mariano, s/nº - Sítio dos Vianas - Fone: 4433-4697 / 4698 / 4699
Cras Utinga: Avenida Utinga, 1.971 - Vila Metalúrgica - Fone: 4994-4766
Cras Vila Luzita: Av. D. Pedro I, 3661, Vila Luzita - Fone: 4455-8527 / 4452-2305

Creas I:  Alameda Gaspar Nogueira, 31 - Bairro Jardim
Creas II:  Rua Senador Flaquer, 351 - Centro

Centro POP: Avenida Queirós dos Santos, 736 - Centro

Vem Maria: Rua João Fernandes, 118 - Bairro Jardim.
Autor: Daniele Vieira