20 SET 2022
ESCOLA DE OURO
Santo André abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional
Formações são para as funções de recepcionista, assistente de recursos humanos e empreendedor de pequenos negócios; inscrições terminam na quinta
Santo André, 20 de setembro de 2022 - Para atender as necessidades de um mercado de trabalho exigente, que busca profissionais cada vez mais preparados, o Senac e a Prefeitura de Santo André estão promovendo cursos de qualificação profissional para as funções de recepcionista e assistente de recursos humanos. A formação é realizada por meio da Escola de Ouro Andreense, Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e Secretaria de Educação.

Também há oportunidade de formação para empreendedores de pequenos negócios. As inscrições devem ser realizadas até quinta-feira (22) por meio do link bit.ly/QualificacaoSenacSA  As vagas são limitadas.

Para a efetivação das inscrições, o candidato deve comparecer no local do curso nos dias 21 ou 22 de setembro, tendo em mãos CPF, RG e comprovante de residência. O curso para assistente de recursos humanos pede ensino médio completo. Para os outros cursos é possível ter o fundamental incompleto.

Há turmas sendo montadas no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) João Amazonas, no Jardim Rina, e no Cesa Cata Preta, na Vila João Ramalho. Os cursos têm duração de 160 horas, com início previsto para o dia 26 de setembro e término em 4 de novembro. Durante esse período, quem optar por se qualificar para função de assistente de recursos humanos aprenderá a auxiliar nos processos de recrutamento, seleção e integração, na elaboração de planos de cargos e salários e em ações de qualidade e segurança no trabalho.

Quem escolher o curso de recepcionista aprenderá a usar técnicas de atendimento presencial, virtual e telefônico em empresas e organizações para fazer uma recepção de qualidade aos clientes e ao público em geral.

Empreendedores – Neste curso, que acontece apenas no CPFP João Amazonas, o aluno aprenderá a fazer o plano de negócios para gerar emprego e renda, ajudar no desenvolvimento local e ter sucesso na empresa.

Entre os tópicos que serão abordados estão como empreender de forma responsável para a sociedade e o meio ambiente, como reconhecer as características do comportamento empreendedor, como criar um plano de negócios para empreender, como criar estratégias de venda usando conceitos e técnicas de marketing e como organizar a parte financeira do negócio, usando ferramentas, técnicas e conceitos de finanças e rentabilidade.

“Agradecemos essa importante parceria com o Senac, que tem nos ajudado muito a cumprir um dos três pilares que adotamos para o crescimento econômico de Santo André, que é o da qualificação. Santo André, como todo o ABC, tem tido um aumento no número de vagas disponíveis, bem como a abertura de novos empreendimentos. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam, por exemplo, saldo acumulado de 4,8 mil vagas de janeiro a julho, a maioria no segmento de serviços. Vale destacar que o segmento de recursos humanos foi um dos que mais cresceram dentro do setor”, frisa o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Para Banzato, o resultado mostra que esses cursos chegam em excelente momento de retomada de crescimento da economia como um todo. “Essas oportunidades chegam após a realização de um Feirão de Empregabilidade, feito pelo Sest/Senat, que disponibilizou cerca de 400 postos de trabalho no segmento de transporte. Nós percebemos que as parcerias constantes com as instituições do Sistema S têm sido fundamentais para proporcionar oportunidade de qualificação e de colocação, ajudando quem mais precisa”, conclui o secretário.

Fazem parte do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

|| Cursos de qualificação

| Recepcionista