24 ABR 2024
ESCOLA DE OURO
Sehal conclui curso de capacitação de Garçom e Garçonete
Aulas presenciais, práticas e gratuitas ocorreram nas instalações do sindicato patronal
Santo André, 24 de abril de 2024 - O Sehal (Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação do Grande ABC) concluiu na manhã desta quarta-feira (24), o curso de Garçom e Garçonete. Destinado à requalificação e capacitação de profissionais da área, a programação teve 18 horas de duração e foi realizada durante seis dias. Participaram sete pessoas que receberam certificado.

Totalmente gratuita, a formação ocorreu em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense.

Os alunos aprenderam na prática o ritual e a rotina do ofício, desde como montar uma mesa, de acordo com o cardápio, aos principais requisitos para se tornar um profissional de destaque, como o lado correto de servir, o de retirar, colocar a bebida, a comida e a troca de enxoval.

A programação foi desenvolvida pelo Chef Adilson Carlos, também empresário do ramo de comida congelada, em Santo André. Na prática, eles exercitaram a montagem de uma mesa com a disposição de pratos, talheres, xícaras, copos para cada tipo de refeição; um café da manhã, almoço ou jantar, com menu principal, entrada e sobremesa.

Garçom há quatro anos, Ivanildo Silva Xavier, disse que foi buscar no curso aperfeiçoamento para avançar na carreira. “Quero chegar a maître. Hoje mesmo (no trabalho) vou colocar em prática o que aprendi”, afirmou.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, disse que o sindicato patronal vem intensificando a agenda de qualificação para atender a crescente demanda do segmento. “Sabemos que há um gargalo para a nossa atividade, portanto, nada mais importante do que ter pessoas preparadas”, concluiu .

Presente ao evento, a diretora de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Parra, reforçou a importância da parceria entre a prefeitura e o Sehal. “E, principalmente, nesse curso que além de capacitar, requalifica profissionais. E se trata de uma função muito importante, já que o garçom é como se fosse a porta de entrada do estabelecimento", acrescentou
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego
Autor: Paola Zanei