Formação, que visa ampliar a oportunidade de geração de renda, beneficiou 13 moradores da região
Santo André, 3 de julho de 2025 - O auditório da Braskem recebeu na última quarta-feira (2), a cerimônia de encerramento das oficinas promovidas pelo Coletivo Nasa (Núcleo de Ações Socioculturais Ativista) em parceria com a Prefeitura de Santo André e a Escola de Ouro Andreense.
Treze pessoas receberam certificados de participação nas oficinas de marcenaria, mosaico e artesanato com recicláveis realizadas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Alzira Franco, entre fevereiro e maio.
“Esta formação é mais um exemplo bem sucedido do poder das conexões, que eu defendo muito. A gente conecta a empresa, que como a Braskem, tem a preocupação com o social, com a prefeitura, por meio da Escola de Ouro Andreense, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e a Secretaria de Assistência Social, e especialmente a comunidade, criando uma corrente forte o suficiente para fazer as coisas efetivamente acontecerem e a sociedade se transformar”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
A iniciativa faz parte do projeto Transformando e Circulando no Jardim Alzira Franco, implementado pelo coletivo Nasa, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências para ampliar a oportunidade de geração de renda para os catadores do território, agregando valor aos materiais coletados, através da técnica do upcycling (reaproveitamento, ressignificação e revalorização de objetos descartáveis) com vistas na comercialização, fomentando e potencializando a economia circular
“Nossos trabalhadores que fazem a coleta seletiva têm o papel de guardiões do meio ambiente. Para quem olha de fora podem parecem apenas pessoas que estão fazendo o que precisam para sobreviver, mas na verdade eles têm um trabalho de proteção ambiental importantíssimo, de tirar da natureza substâncias que levariam 100 anos ou mais para se decompor no meio ambiente. A oficina visa reforçar a importância dessas pessoas que com a suas atitudes estão colaborando para salvar o planeta, começando pelo território", afirma a arte-educadora do Coletivo Nasa, Ubimara Ding.
O Coletivo Nasa, fundado em 2012, é uma organização sem fins lucrativos, cujas ações visam os desenvolvimentos socioculturais e ambientais, a partilha de conhecimentos, vivências e articulação de conexões humanitárias que contribuem para potencializar a equidade social.
“Esse processo de formação profissional faz parte do que nós da Braskem acreditamos como forma de contribuir efetivamente para o desenvolvimento para comunidade e para a região. A gente tem plena convicção de que não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social e vice-versa”, acrescenta o gerente industrial da Braskem, Renato Bresciane.
Texto: Paola Zanei
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego
Autor: Paola Zanei