21 MAR 2024
ESCOLA DE OURO
Sehal conclui curso de saladeiro em parceria com a Prefeitura de Santo André
Presencial e gratuita, formação foi realizada nas instalações do Sehal

Nesta quinta-feira (21), a sede do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e de Alimentação do Grande ABC) recebeu a última aula de mais um curso voltado para qualificação de profissionais do setor de gastronomia e hotelaria: o de saladeira (o).  A formação, fruto de uma parceria entre o Sehal, a Escola de Ouro Andreense e a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, teve a participação de 26 pessoas e um total de 12 horas de carga horária.

O objetivo da iniciativa é capacitar profissionais do setor e contribuir para a demanda de mão de obra dos estabelecimentos no ABC. No segundo semestre de 2023, o Sehal formou 86 pessoas entre os cursos de pizzaiolo, comida de boteco, hamburguer gourmet e de ceviche.

“Santo André se tornou, ao longo dos últimos anos, um dos principais polos gastronômicos da região metropolitana de São Paulo. Os investimentos permanentes demandam uma qualificação cada vez maior para que esses novos estabelecimentos possam ter pessoas qualificadas nas diversas áreas. Muitos têm sido os parceiros nessa jornada pela formação do trabalhador, incluindo Escola de Ouro, Senac, Sebrae, além desta importante parceria com o Sehal. Já temos inclusive, novas turmas programadas: de comida vegana, de garçom e garçonete e de qualidade no atendimento” , disse o secretário de Desenvolvimento  e Geração de Emprego, Evandro Banzato..

O curso de saladeira(o) foi desenvolvido pelo Chef Adilson Carlos, também empresário do ramo de comida congelada, em Santo André.Na oportunidade, os participantes tiveram aula teórica e execução prática.

“Este curso traz a técnica da culinária para ser aplicada em qualquer prato. Quem faz estas aulas, já pode ir para o mercado de trabalho porque ele se torna um profissional diferenciado”, afirmou.

Além de receitas especiais, os alunos aprenderam sobre a importância de manipulação de insumos, reaproveitamento e acondicionamento, entre outros. “O objetivo é que o profissional, a partir deste conhecimento, leve para o estabelecimento o aproveitamento da matéria-prima e consequente economia e redução de custo para o empresário”, explicou.

O perfil dos participantes ficou dividido entre aqueles que estão desempregados e os que buscam aperfeiçoar seu currículo.

Parceria - O Sehal e a Prefeitura de Santo André são parceiros na divulgação e inscrição. Juraci Santos Silva fez a inscrição do curso pelo site da Escola de Ouro de Santo André. “Estou desempregado e vim buscar conhecimento”, disse. Juraci já tem um pé na gastronomia. Para compor a sua renda faz bolos, doces e salgados e vendeno sistema porta a porta. E nos fins de semana trabalha em um buffet. “Então, quanto mais conhecimento eu conseguir agregar, melhor! Por isso, vim aprender. Não achei difícil, porém tem um segredo, a técnica, que é necessária para a composição de um prato”, comentou.

Já Maria Valdiva é gerente na hamburgueria The Mellos, em São Bernardo do Campo, e fez a inscrição pelo site do Sehal. “Estou procurando aperfeiçoamento, e, acima, de tudo agregar ao nosso cardápio. Hoje, temos apenas a salada simples. Agora, vamos fazer um menu mais elaborado. Adorei o aprendizado. Só não aproveita quem não quer”, reforçou.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, também destaca que os cursos oferecem ótima oportunidade e estão ao alcance dos profissionais com muita facilidade. “Principalmente porque é gratuito e com toda infraestrutura e insumo cedidos pelo Sehal. Ou seja, nada é repassado para o participante”, explicou.
Entre os diversos itens disponibilizados pelo Sehal estão filés de frango, salmão, de aliche; bacon, maionese, molho inglês, muçarela, parmesão, maços de salsão, rúcula, ervas finas, melão, manga, abacaxi.

Próximos – A programação continua e as inscrições estão abertas para a capacitação de comida vegana, qualidade no atendimento e de garçom e garçonete.
Outras informações pelo (11) 4994-2866 ou pelo whatsapp (11) 9 5699-2255. As inscrições podem ser acessadas pelo www.sehal.com.br. A Prefeitura de Santo André também é parceira nas inscrições.

O Sehal fica localizado na Rua Laura, 214, Santo André.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego
Autor: Paola Zanei