29 SET 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André implementa “Muralha Eletrônica” para monitoramento das áreas de divisa
Cidade vai instalar 25 câmeras para fazer controle dos veículos que entram e saem da cidade, além de realizar gestão do trânsito
Santo André, 29 de setembro de 2022 - A Prefeitura de Santo André dará início à instalação de 25 novas câmeras de segurança na cidade, implementando sistema chamado de “Muralha Eletrônica”. O serviço de inteligência digital vai permitir que as áreas de limite com outros municípios sejam geridas do ponto de vista do tráfego e também com o controle dos veículos que entram e saem da cidade.

A ordem de serviço para a implementação do sistema na cidade foi assinada na última terça-feira (27). A gestão será realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e pela empresa contratada. O sistema que será incorporado por Santo André permite a identificação dos veículos por placa e por meio da criação de um banco de dados que pode ser consultado e compartilhado com outras ferramentas já em funcionamento, como o Detecta, em parceria com o Governo de São Paulo, e o Córtex, do Governo Federal.

Por meio do compartilhamento destes dados será possível identificar, por exemplo, veículos que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular na cidade, vans, motos e ônibus. As informações obtidas pela Muralha Eletrônica serão disponibilizadas às equipes de trânsito e de segurança no COI (Centro de Operações Integradas) da cidade, sendo mais um reforço no combate à criminalidade.

"Criar um cinturão de segurança é uma ferramenta extremamente eficaz para que Santo André seja uma cidade cada vez mais segura. Além disso, com gestão responsável dos dados que passaremos a compartilhar, podemos acionar órgãos das mais diversas esferas, além de melhorar a gestão do trânsito do município mantendo o conceito da chamada onda verde", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

O sistema de Muralha Eletrônica que será instalado até o final do mês de novembro prevê ainda a disponibilização de um aplicativo onde todos os gestores de trânsito e também a Guarda Civil Municipal (GCM) consigam, a qualquer momento, identificar as placas do veículos e saber em tempo real se o carro é produto de roubo ou furto, por meio da captura de imagem.

Outra funcionalidade que será integrada e utilizada neste sistema é o chamado portal OCR, que nada mais é que o 'CPF' do veículo, onde será possível realizar toda a identificação e a informação coletada poderá ser compartilhada com outras câmeras. O OCR permite ainda que estabelecimentos comerciais ou condomínios que tenham essa tecnologia possam compartilhar suas imagens com o sistema municipal.

Além destas funcionalidades, o sistema de Muralha Eletrônica poderá incorporar informações sobre medidas protetivas às mulheres e ampliar as ações de segurança em caso de descumprimento de ordens judiciais.

Autor: Daniel Betega