23 JAN 2023
Recepcionistas de unidades de saúde de Santo André passam por capacitação
Curso já contemplou 124 profissionais da rede com conteúdo que visa oferecer ao munícipe atendimento humanizado
Santo André, 23 de janeiro de 2023 - Com intuito de qualificar e humanizar o atendimento dos recepcionistas que atuam nas unidades de saúde da cidade, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio da sua Escola de Saúde, tem ministrado cursos de formação para esses profissionais, que atuam diretamente com os usuários do SUS. Os trabalhadores foram divididos por turmas e até agora 124 recepcionistas já participaram da atividade.

A diretora da Escola da Saúde, Stefanie Kulpa, destaca que a formação visa trazer um atendimento mais humanizado para os munícipes que procuram pelas unidades de saúde. “O curso está estruturado em quatro módulos formativos, com carga horária total de 60 horas, e promove espaço de discussão e problematização das temáticas mais relevantes do cotidiano de trabalho desses profissionais, visando o aprimoramento de uma postura ética e acolhedora, que contribui para a qualificação do cuidado à saúde da população andreense”, comenta.

A atividade, que é realizada no campus da Universidade Anhanguera na Vila Assunção, contempla neste primeiro módulo os seguintes temas: o SUS e a história da saúde pública no Brasil; redes de atenção à saúde; atenção humanizada à saúde no SUS; e ética e sigilo em saúde.

“As temáticas foram desenvolvidas por meio da utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem, desenvolvidas pela própria equipe da Escola da Saúde de Santo André. O objetivo é que todos os recepcionistas de saúde da rede passem por essa formação, possibilitando, assim, uma melhor e mais cuidadosa atenção à população de Santo André”, acrescenta Stefanie Kulpa.

Sobre a Escola de Saúde - O órgão é o responsável pela condução da política de educação permanente em saúde na cidade de Santo André e pela implementação de ações de qualificação da atenção, gestão e cuidado em saúde, além de produção de redes, ações de formação e capacitação dos trabalhadores e gestores da rede de atenção. A Escola de Saúde Dr. Eduardo Nakamura ainda é a responsável pela elaboração e gestão de projetos de inovação, bem como pela gestão dos campos de estágio da Secretaria da Saúde de Santo André.

Autor: Anderson Fattori