Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
11
11 ABR 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André notifica 324 donos de veículos abandonados no primeiro trimestre deste ano
enviar para um amigo
receba notícias
Ação visa diminuir número de reclamações recebidas nos canais de atendimento da Prefeitura
Santo André, 11 de abril de 2023 – A Prefeitura de Santo André intensificou o trabalho de retirada de veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade. De janeiro a março deste ano, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) fez a notificação de 324 veículos com características de abandono.
 
Do total de notificações, 219 veículos foram retirados das ruas pelos proprietários e outros 29 removidos ao pátio municipal. Outros 76 carros aguardam o prazo da notificação expirar para que o DET possa tomar outras medidas além das administrativas, como o guinchamento.
 
A situação de abandono é caracterizada por qualquer veículo estacionado em local público e com sinais aparentes de má conservação, como ferrugem, pneu murcho, sujeira, vidros quebrados, mato e a falta de placa.
 
Ação nas ruas - A partir do recebimento da reclamação pelo DET, uma vistoria preliminar é realizada pelos agentes de trânsito no local. Nos casos de veículos com placa é afixada no automóvel uma notificação. Somente após cinco dias consecutivos da data da notificação, caso nenhuma providência seja tomada por parte do proprietário ou responsável do veículo, o automóvel é considerado abandonado e poderá ser guinchado.
 
Nos casos de veículos sem placa estes são considerados sucatas e podem ser removidos sem aviso ou notificação. A remoção poderá ser realizada em até dez dias. Caso o veículo seja guinchado e posteriormente seu dono tenha interesse de retirá-lo do pátio, o proprietário deverá pagar as pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e retirar um ofício de liberação.
 
A recolha de veículos em estado de abandono é fundamentada pelo decreto municipal que dispõe sobre o recolhimento de veículos e carcaças abandonados nos logradouros do município. Qualquer cidadão pode denunciar casos de abandono pelo aplicativo Colab, na Praça de Atendimento do Paço Municipal ou nos Postos SIM da Prefeitura.
 
Autor: Daniel Betega
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia