10 MAI 2023
BANCO DE ALIMENTOS
Crianças participam de oficina em Santo André e aprendem receitas para o Dia das Mães
Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade contou com a participação de 250 alunos da Escola Padre José Marchetti

Santo André, 10 de maio de 2023 – Cerca de 250 crianças que estudam na Escola Padre José Marchetti, no Jardim Vila Rica, em Santo André, tiveram uma manhã muito especial nesta quarta-feira (10). Uma equipe do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade esteve na unidade escolar para uma Big Oficina das Mães, ensinando receitas saudáveis e incentivando o aproveitamento de alimentos.

Com presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris, a ação contou com a orientação de profissionais do Banco de Alimentos falando sobre a importância da utilização de certos ingredientes para o preparo de iguarias. No caso, os alunos aprenderam a fazer bolo de banana e suco de couve com limão.

“Foi um aprendizado sobre aproveitamento de alimentos e a gente espera que eles surpreendam suas mamães no domingo fazendo essas receitas deliciosas. A ideia é que as crianças experimentem e tenham o conhecimento de que dá para ser saudável e gostoso. Então queremos que elas aprendam aqui e levem para suas casas, tenham vidas com mais qualidade e acima de tudo aproveitem os alimentos, sem tanto desperdício”, ressalta Ana Cláudia de Fabris.

“Para a nossa escola é muito importante e para as crianças também, porque queremos cada vez mais cultivar a boa alimentação, as boas maneiras, pensando que estamos construindo para colher daqui 10 anos, que as nossas crianças possam disseminar isso para filhos, famílias, netos. E pensamos que, com o preço que estão os alimentos, precisamos aproveitá-los de todas as formas”, considera a diretora da escola, Rita Ribeiro.

O bolo de banana foi sucesso absoluto. Já o suco de couve com limão, em primeiro momento, fez a criançada torcer o nariz ou rejeitar. No entanto, bastou o primeiro experimentar e gostar para o colega do lado também querer um pedaço e até pedir mais.

“A gente vê que existe um pré-conceito. Quando as crianças ouvem que é uma comida natural, de couve, torcem o nariz, mas quando experimentam ficam surpresos. Gostamos de cultivar isso na escola, passar isso para as crianças e preparar esses alimentos”, destaca a diretora da escola. “Dando oportunidade ao alimento, experimentando, você pode se surpreender. Vi muitas crianças felizes com o resultado”, emenda Ana Cláudia de Fabris.

Esta foi a maior oficina realizada pelo Banco de Alimentos com crianças andreenses em número de participantes. A ação é constante. Em abril, por exemplo, o tema central foi Páscoa.

“Essas ações vêm crescendo não só com relação aos alunos como também na capacitação dos próprios funcionários, para que as merendas deles dentro das escolas e entidades também possam seguir esse padrão. Então isso tem crescido e a gente fica feliz em contribuir”, finaliza a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4333-0142