05 JUN 2023
Profissionais de Santo André que atuam na saúde mental passam por capacitação
Treinamento contempla cuidadores que trabalham nas sete residências terapêuticas da cidade
Santo André, 5 de junho de 2023 - Cuidadores e demais profissionais que atuam nos sete Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) da Rede de Atenção Psicossocial de Santo André estão passando por capacitação. As atividades, que são coordenadas pela Escola da Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde, começaram no fim de maio como parte das comemorações do Mês da Luta Antimanicomial e vão se estender até o dia 10 de agosto.

Neste primeiro módulo, os trabalhadores estão revisitando as crueldades enfrentadas pelas pessoas internadas em manicômios. A capacitação ocorre na Faculdade Estácio de Santo André, no Centro, onde foram ocupadas duas salas de aula, sendo uma para discussão em grupo sobre o tema e a outra com uma exposição de fotos e áudios que mostram como era a realidade do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, um dos maiores do País.

Os profissionais aproveitam o espaço para compartilhar experiências vividas em manicômios e alguns até contam casos pessoais. Durante a dinâmica, os cuidadores são convidados a refletir sobre a atuação individual de cada um nas RTs, que surgiram no final da década de 1990 com o intuito de acabar com os manicômios, oferecendo um tratamento digno para as pessoas que estejam em sofrimento psíquico.

“Atuamos em todas as frentes para ofertar para a nossa gente um atendimento humanizado, profissional e de qualidade. Essa capacitação certamente vai trazer novos entendimentos para os nossos quadros que atuam nas RTs, dando bagagem profissional e, por consequência, aumentando o conforto das pessoas que estão internadas em nossas residências”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Além de aprender sobre a história da loucura e sobre a reforma psiquiátrica, os profissionais vão caminhar por outros temas nos outros módulos, como o cuidado e a produção de vida, as práticas de saúde, autonomia e prazeres, além de entender as especificidades de cada território da cidade.

“A formação dos cuidadores está brilhante. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado e construído a partir de um diagnóstico das fragilidades teóricas e técnicas realizado pela gerente das Residências Terapêuticas Ariana e os profissionais cuidadores. A parceria com a Escola da Saúde foi imprescindível para planejamento e execução. A construção coletiva, por pessoas que acreditam no modelo de cuidado psicossocial e nas Residências Terapêuticas como o símbolo mais valioso da reforma psiquiátrica brasileira, torna o processo ainda mais válido e potente”, pontua a coordenadora da saúde mental, Marinês Santos de Oliveira.

No total, participam do curso 70 profissionais, que foram divididos em duas turmas. “Nos encontros as temáticas serão desenvolvidas por meio da utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem, tendo como objetivo criarmos um espaço para a sensibilização, discussão e problematização das principais práticas relevantes para o cotidiano do trabalho desses trabalhadores, de maneira a gerar um impacto positivo no cuidado aos residentes deste serviço-casa de Santo André”, explica a gerente da Escola de Saúde, Maria Beatriz de Miranda Matias.

Autor: Anderson Fattori