24 JUN 2023
SAÚDE
Fisioterapeuta de Santo André participa de webinário do Ministério da Saúde sobre atenção domiciliar
Alex Cavanha
Anderli Diniz faz parte da equipe do SAD e compartilhou experiências com profissionais de outras cidades do Brasil
Santo André, 24 de junho de 2023 - O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Santo André participou nesta semana de um webinário do Ministério da Saúde sobre Complexidade no Cuidado da Atenção Domiciliar. O convite foi feito para a fisioterapeuta Anderli Marangoni Valentim Diniz, que integra o time multidisciplinar do SAD e desde 2022 faz parte do Grupo de Trabalho de Pediatria da pasta federal.

A iniciativa do Ministério da Saúde tem como foco promover a discussão de experiências, trazendo temas recorrentes no cotidiano da atenção domiciliar. Entre os assuntos que Anderli abordou no webinário estava o fluxo pioneiro de desospitalização de crianças em ventilação mecânica e a importância do fisioterapeuta dentro da ambulância, iniciativas que existem na rede municipal de Santo André desde 2019. Outro ponto que foi compartilhado é o fato de o SAD estar vinculado a Atenção Primária, que é a porta de entrada dos munícipes no sistema de saúde.

“Experiência extraordinária e singular, pude compartilhar um pouco da nossa verdade, do que fazemos e o que faz nosso coração transbordar. Estou há 21 anos no SUS e há 13 no SAD, sempre em pediatria, e ver o nosso trabalho sendo referência nacional na criação de fluxos é simplesmente extraordinário. Feliz demais por representar toda a equipe, porque ninguém trabalha sozinho. Acredito que consegui passar um pouco do que somos. Quero agradecer toda a gestão da Secretaria da Saúde, da Atenção Primária pela confiança, isso só nos fortalece”, pontuou Anderli.

“Estamos radiantes e orgulhosos. A participação da Anderli é fruto de uma luta diária. Isso só foi possível porque a equipe acreditou nas mudanças necessárias, saiu da zona de conforto, capacitou-se, especializou-se, foi e é incansável. Acreditamos no que fazemos, tudo com responsabilidade e embasamento científico. A Anderli foi a porta voz do nosso trabalho. Sou grata pelo apoio de toda minha equipe, por terem me abraçado e acreditado em todos os projetos, sou muito grata a gestão por me permitir transcender”, comemorou a coordenadora do SAD, Ana Paula Maniero de Souza Sorce.

Os webinários do Ministério da Saúde são realizados mensalmente e fazem parte do projeto de educação continuada que a pasta desenvolve desde 2021. “Estamos muito orgulhosos com o fato de o trabalho que vem sendo realizado na saúde de Santo André ter ultrapassado fronteiras e  chegado cada vez mais longe. Foi assim recentemente com o reconhecimento nacional que tivemos com o Consultório na Rua, da Saúde Mental, e de várias outras iniciativas das nossas equipes que foram premiadas. Esse convite do Ministério da Saúde para o grupo do SAD mostra que somos referência em atendimento domiciliar e tudo isso é fruto de muito esforço e trabalho”. destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Autor: Anderson Fattori