10 JUL 2023
EMPREENDEDORISMO
Circuito Mulheres Empreendedoras beneficia 77 munícipes de Santo André em seis meses
Programa integra diversas ações desenvolvidas para qualificar e apoiar moradoras que fazem gestão ou desejam ter o próprio negócio
Santo André, 10 de julho de 2023 - O Circuito Mulheres Empreendedoras, programa da Prefeitura de Santo André criado neste ano para fortalecer o empreendedorismo feminino, fechou o primeiro semestre com 77 munícipes beneficiadas.

A iniciativa é formada por três ações: o curso Mil Mulheres, voltado a munícipes em situação de vulnerabilidade social; o curso Sebrae Delas, que ensina como gerir um negócio de sucesso; e o Encontro de Lideranças, que reúne empreendedoras para trocas de informações.

O curso Mil Mulheres encerrou sua quarta turma do ano na última quinta-feira (6) e contabiliza 50 mulheres beneficiadas no semestre, além das 11 empreendedoras que participaram da primeira turma, em setembro do ano passado.

“Ações como estas são mais um passo no sentido de fazer a diferença, atender a necessidade de quem está lá na ponta. E esse é o papel do poder público, ajudar quem mais precisa de apoio para se desenvolver, não só na parte de conhecimento, mas também na autoestima, na valorização pessoal, que é muito importante e muitas vezes determinante para o sucesso”, disse o prefeito em exercício, Luiz Zacarias, que participou na semana passada do encerramento do curso Mil Mulheres. O evento ocorreu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Ana Maria, que é responsável por fazer a captação das alunas. Não é possível realizar inscrições.

As aulas do curso Mil Mulheres são ministradas pelo Sebrae nos Centros de Referência de Assistência Social, com turmas formadas por indicações dos assistentes sociais. A iniciativa já passou pelos Cras Jardim Cristiane, Vila Luzita, Sítio dos Vianas, Jardim Alzira Franco e Ana Maria.

Dividido em dois ciclos, o curso estimula o empoderamento das mulheres e também oferece informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização. A ação, da Secretaria e Desenvolvimento e Geração de Emprego,  conta com apoio das secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura.

“Esse curso abriu minha mente. Muitas coisas que aprendi, estou aplicando e já estou tendo resultado, ganhei até seguidores no Instagram. Estou muito feliz”, contou Cícera de Souza Gaudino Oliveira, de 35 anos, que começou a vender bolos e tortas há um ano, quando criou o Ateliê Doce Lar. Quando foi contatada pela assistente social do Cras, Cícera decidiu fazer o curso para ampliar seu entendimento sobre empreendedorismo. “Queria me aprofundar, aprender mais, saber como faço para abrir um MEI, que eu ainda não tenho. Mas agora já sei”, acrescentou.

Sebrae Delas – O curso gratuito “Começando um Negócio de Sucesso” é outra ação que compõe o Circuito Mulheres Empreendedoras e que aconteceu neste primeiro semestre.

A formação, realizada por meio do programa Sebrae Delas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e a Escola de Ouro Andreense, teve a primeira turma composta por 31 mulheres, das quais 17 concluíram o curso.
As inscrições para a próxima turma do curso “Começando um negócio de Sucesso” já estão abertas. As aulas serão realizadas nos dias 31 de julho, e dias 1º, 2, 3, e 4 de agosto, na sede do Sebrae ABC (Rua das Figueiras, 315), das 9h às 13h. Inscrições pelo link https://bit.ly/sebraedelas07-23

Encontro de Lideranças – Em 28 de junho, o Circuito Mulheres Empreendedoras realizou seu primeiro Encontro de Lideranças, mais uma vez na sede do Sebrae ABC. A iniciativa reuniu representantes de dez grupos de empreendedorismo feminino que atuam na região para a troca de informações e ideias e para a construção de novas possibilidades de ações em conjunto.

Estiveram presentes representantes da Amesc (Associação da Mulher Empreendedora Social e da Cultura), Acisa, Made 6 (Mulheres Atuantes no Desenvolvimento do Empreendedorismo), Instituto Acqua, Empreenda Mulher, Tricotando Negócios, Conversas de Mulher, Grupo Moms do ABC e Ciesp, totalizando dez mulheres.

Para mais informações sobre o Circuito Mulheres Empreendedoras e programação basta acessar o link http://bit.ly/CircuitoMulheresEmpreendedoras

| Texto: Paola Zanei

| Fotos: Eduardo Merlino/PSA