25 AGO 2023
SEMASA
Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane
Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira

Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriram a unidade, que funcionará de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“É muito importante colocar um ecoponto aqui para a população não jogar lixo no córrego ou em terreno baldio. Eu mesmo pedirei para que os moradores colaborem e descartem corretamente sofás, entulhos e móveis”, afirma Menarbino, que mora ao lado do local.

O prefeito Paulo Serra marcou presença no momento em que as portas da Estação de Coleta Jardim Cristiane foram abertas. Ele enfatizou que o município será beneficiado com mais unidades.

“Estamos no Jardim Cristiane entregando o nosso vigésimo sexto ponto de coleta. Já temos equipamentos do tipo espalhados por toda a cidade e teremos novos ecopontos para a gente continuar com essa cultura da sustentabilidade, trazendo oportunidade para o morador e a moradora de Santo André separar o lixo, aumentando a vida útil do aterro e gerando emprego a partir da reciclagem”, comenta.

No novo ecoponto, os moradores poderão levar diversos tipos de resíduos volumosos que não podem ser destinados à coleta porta a porta, como entulho, móvel, madeira, eletroeletrônico e isopor grande.

Além disso, a população consegue fazer doações de vestimentas e objetos que estão em bom estado de conservação, como explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. “Roupas, calçados, brinquedos, acessórios, objetos domésticos e de decoração também podem ser levados às Estações de Coleta para que a gente doe a instituições sociais ou destine a projetos socioambientais, como o Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica”.

A Estação de Coleta Jardim Cristiane, localizada na Avenida José Fernando de Medina Braga, 1.000, foi construída pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, por meio do programa Sanear Santo André, que contempla a construção e reforma de 12 ecopontos.

O programa é financiado em US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e contempla outras intervenções, como a modernização do sistema de monitoramento e alerta de chuva, construção de piscininhas e de outros equipamentos de drenagem.

Autor: Susi Elena