20 OUT 2023
Santo André reabre concurso público com 450 vagas
Salários variam entre R$ 1.675,03 e R$ 9.710,65 nas mais diversas áreas

Santo André, 20 de outubro de 2023 - A Prefeitura de Santo André reabriu o concurso público que oferece 450 vagas com salários que variam entre R$ 1.675,03 e R$ 9.710,65. São ao todo 105 cargos em diversas áreas. As inscrições serão abertas no dia 10 de novembro (sexta-feira). O edital com todas as informações estão disponíveis no link https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/editais/0/3/1189/.

O concurso foi aberto em abril deste ano mas havia sido suspenso por recomendação do Ministério Público, que solicitou à prefeitura ajustes visando a reserva de parte das vagas para candidatos negros e pardos. Quem se inscreveu está automaticamente mantido no concurso ou poderá solicitar a desistência, com a devolução da taxa, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro. O novo período de inscrições ficou definido de 10 de novembro a 26 de dezembro. As provas serão realizadas no dia 18 de fevereiro de 2024.

Do total de 450 vagas do concurso, 25 são para pessoas com deficiência e 20% são destinadas a negros e pardos. Entre as funções com mais oportunidades disponíveis estão servente geral (105 vagas), motorista (50), agente de trânsito e transporte municipal (40), merendeira (40), auxiliar administrativo (30), jardineiro (20), pedreiro (10), eletricista (10) e lactarista (8). Há vagas ainda para engenheiros, psicólogos e veterinários, entre outras profissões.

O concurso é organizado pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). De acordo com cada cargo pretendido, a taxa de inscrição varia entre R$ 44,50, R$ 56,50 e R$ 82,20. As provas, a depender da profissão escolhida, passam por objetivas, redação, discursiva, aptidão física, prática e de títulos.

“A reabertura de um dos maiores concursos já propostos pela Prefeitura de Santo André é motivo de entusiasmo e expectativa para todos nós. Ajustamos o edital de acordo com as recomendações propostas pelo Ministério Público de São Paulo e agora proporcionamos um concurso que vai aumentar o quadro de servidores e refletirá diretamente em serviços de qualidade para os andreenses”, diz o secretário de Inovação e Administração, Pedro Seno.

Entre os benefícios oferecidos aos convocados estão refeição fornecida no local de trabalho; auxílio-transporte; convênio médico; gratificação bienal por tempo de serviço; licença-prêmio por tempo de serviço; e auxílio-babá ou creche, além de regime de previdência complementar (se desejar) conforme critérios da legislação específica.

| Texto: Guilherme Menezes