30 OUT 2023
EMPREENDEDORISMO
Santo André realiza capacitação sobre finanças para empreendedores da área da beleza
Formação, realizada em duas etapas, ofereceu também informações sobre marketing para salões e estética
Santo André, 30 de outubro de 2023 - Nesta segunda-feira (30), mais um grupo de empreendedores do setor da beleza participou da capacitação gratuita com foco em finanças “Faça o seu salão de beleza ter um melhor desempenho”, oferecida pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Santo André, a Escola de Ouro Andreense, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A iniciativa é composta por duas etapas de capacitação. Uma delas teve foco no marketing e foi realizada na semana passada, com o tema “Marketing para salões de beleza e estética”, reunindo 20 empreendedores interessados em aprender a utilizar o marketing como ferramenta de impulsão para os seus negócios. Outra ocorreu na manhã desta segunda-feira, sobre finanças, e contou com a presença de 12 empreendedores do setor.

“Essa formação, oferecida na segunda etapa desse projeto, é muito importante para o pequeno empreendedor, porque o controle correto das finanças é preponderante para o sucesso ou o fracasso em qualquer atividade, não só no segmento da beleza. O conhecimento aqui transmitido com certeza vai servir de apoio para que todos possam não só ter sucesso, mas prosperar cada vez mais aqui na nossa cidade e na região”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Wilson Roberto Gomes, que é sócio do filho em uma barbearia na Rua Oratório, participou das duas formações e tem consciência da importância de uma boa gestão para o sucesso dos negócios. “Eu trabalhei com carteira assinada durante toda minha vida, mas quando me aposentei, há uns cinco anos, meu filho me convidou para montar uma barbearia. Ele cuidaria da parte operacional e eu da gestão. Ainda estou engatinhando nessa área, por isso faço questão de participar de capacitações como esta. Quanto mais eu venho, mais eu aprendo”, conta.

Conscientizar os pequenos empresários sobre a importância de uma gestão eficiente, fazer com que eles tenham um olhar atento sobre resultados da empresa, são alguns dos objetivos de ações como essa.

“Se ele não tiver os resultados esperados, formação é importante para que o empreendedor possa ter um olhar mais criterioso sobe o que está acontecendo para mudar os pontos fracos e fortalecer aquilo que ele tem de bom”, diz o consultor de negócios do Sebrae no Grande ABC, Leonardo Tegg.

A contadora e professora da Universidade Mackenzie, Érica Borges Ferreira, concorda que o pequeno empreendedor é um público que precisa olhar para essa parte de números com mais carinho. “É preciso falar que não é só fazer o cabelo bonito, fazer a unha do momento. Tem de ir para a parte administrativa. Porque o empreendedor pode achar que está ganhando dinheiro e não está”, destaca.

“Acontece muito de a pessoa receber a rescisão de um trabalho e abrir um negócio, um salão, por exemplo, mas não cuidar da parte financeira, administrativa e aí o recurso ir por ‘água abaixo’. Ela fica sem o dinheiro que podia ser uma reserva e ainda sai cheia de dívida. É um ciclo vicioso e para sair disso é preciso entender a importância dos números”, acrescenta Érica Borges Ferreira.

Todos os empreendedores que participaram das atividades poderão agendar consultoria individual no Sebrae.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA