11 ABR 2024
EMPREGO
Feirão do Emprego de Santo André já beneficiou 20 mil pessoas
Oportunidades de colocação no mercado de trabalho continuam disponíveis no portal do evento até o dia 30 de abril_
Santo André, 11 de abril de 2024 - Aproximadamente 20 mil pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho já tiveram acesso à oportunidade de cadastrar seus currículos no Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego de Santo André. São mais de 4 mil vagas disponibilizadas por 78 empresas da cidade.

A iniciativa, que teve sua versão presencial no dia 26 de março, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, continua de forma virtual possibilitando o cadastramento de currículos e o acesso aos serviços da política de inclusão produtiva (cidadania, empreendedorismo e qualificação) até o dia 30 de abril pelo site acesse.santoandre.br/feirao.

“A edição presencial de 2024 do Feirão de Inclusão Produtiva mostrou-se uma ação extremamente bem-sucedida e que continua rendendo bons frutos. As mais de 4 mil vagas oferecidas comprovam a pujança da cidade de Santo André, que tem tomado uma série de ações para incentivar o investimento no município. E este investimento tem vindo em diversos segmentos estratégicos como a indústria, o comércio e a prestação de serviços”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

No dia 26 de março, mesmo dia em que acontecia a versão presencial, 11.351 pessoas acessaram o site do Feirão do Emprego e, entre os dias 27 de março e 9 de maio, 7.728 acessaram o portal, totalizando cerca de 19,1 mil acessos ao site até o momento. No Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, mais de 1,3 mil pessoas optaram por entregar seus currículos pessoalmente e puderam acessar os serviços disponíveis. Os parceiros que participaram da ação contabilizaram mais de 2,9 mil atendimentos aos serviços de inclusão produtiva.

O veículo da Cidadania Itinerante, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, contabilizou, por exemplo, 231 serviços solicitados por 74 pessoas. A maioria destes atendimentos foi de orientação geral (44), mas 32 pessoas aproveitaram a ocasião para pedir a 2ª via do RG e 25 solicitaram a 2ª via do CPF. A solicitação da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Digital também foi um dos serviços mais requisitados, com 32 solicitações, bem como a Certidão Eleitoral, com 21 pedidos.

Outras instituições que também foram bastante procuradas no evento presencial foram Anhanguera (623 atendimentos), EJA (Educação de Jovens e Adultos) (600), Secretaria de Saúde (372), Sabesp (200), Sest/Senat (142), entre outros.

O Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), em parceria com Escola de Ouro Andreense, Acisa, OAB, Faculdade Anhanguera, Receita Federal, Sabesp, Sebrae, Sehal, Senac, Senai e Sest/Senat.

O evento conta também com o apoio do Banco do Povo, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Incubadora Pública de Economia Solidária, Núcleo de Inovação Social, ITS Brasil, Procon, Sala do Empreendedor Andreense, Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Sine (Sistema Nacional de Emprego).

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA