Iniciativa visa trabalhar a temática em ambiente lúdico e interativo
Santo André, 25 de agosto de 2025 – Promover educação financeira cidadã para alunos da rede municipal do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de forma interativa, imersiva e acessível. Com essa proposta, teve início nesta segunda-feira (25) o projeto Escola de Dinheiro, que estará durante toda a semana no Paço Municipal com uma carreta recebendo a comunidade escolar e destacando sobre a importância do dinheiro e acúmulo de recursos.
A ação é realizada com incentivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP) e, de 25 a 28 de agosto, em Santo André, serão atendidos mais de mil estudantes previamente cadastrados.
Uma das turmas participantes desta segunda-feira foi o quinto ano C da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Doutor Alberto Francia Gomes Martins. A aluna Julia Rodrigues Mascarenhas, de 11 anos, aprovou a iniciativa. “Eu gostei muito de aprender mais sobre educação financeira. Vejo como as aulas na minha escola também têm ajudado para que eu consiga saber o que fazer com meu dinheiro”.
Para a professora Sâmia Toth, a iniciativa tem muito valor. “Esta experiência veio para reforçar o conteúdo que já trabalhamos em sala de aula. Eles aprendem na prática, inclusive considerando despesas do dia a dia, como administrar o dinheiro. É realmente uma maneira de aprender a refletir e investir”, pontuou.
Na estrutura da carreta, com mobiliário e equipamentos modernos, a atividade dispõe de notebook para que os alunos possam interagir e acompanhar o conteúdo digital, propondo trabalhar habilidades práticas como gerenciamento de orçamento, investimentos e planejamento.