O Departamento de Apoio Administrativo tem em sua estrutura:
a) Gerência de Administração;
b) Gerência de Planejamento do Paço Municipal;
c) Gerência de Planejamento de Materiais:
1. Encarregatura de Patrimônio;
2. Encarregatura do Almoxarifado.
d) Gerência de Atendimento e Serviços Gerais;
e) Gerência de Arquivo e Correspondência
1. Encarregatura do Arquivo Municipal.
Descrição do departamento:
a) Gerência de Administração, tem por finalidade;
b) A Gerência de Planejamento do Paço Municipal, tem por finalidade:
- planejar, coordenar e executar as atividades de manutenção preventiva e corretiva dos bens imóveis do Paço Municipal;
- instruir processos de compra e/ou contratação de materiais/serviços para manutenção do Paço Municipal;
- gerir o contrato de manutenção dos elevadores do Prédio do executivo e da Cultura/Educação;
- gerir o contrato de manutenção do gerador do Prédio do Executivo;
- elaborar e coordenar as mudanças de layout no Prédio do Executivo;
- acompanhar atividades relativas ao tombamento do Paço Municipal.
c) A Gerência de Planejamento de Materiais, tem por finalidade:
- Abertura e instrução inicial dos processos de aquisição de materiais de uso comum da PSA, com exceção de aquisições por dispensa de licitações, a saber:
- Gêneros Alimentícios – Açúcar;
- Gêneros Alimentícios – Café em pó;
- Material de expediente – Papel Sulfite;
- Materiais de Limpeza e Higiene Pessoal;
- Saco para Lixo;
- Cartuchos e Toners (neste momento vigente outsourcing de impressão);
- Materiais de Escritório;
- Copos descartáveis;
- Calçados;
- Uniformes;
- EPI’s
- Impressos;
- Confecção de carimbos
- Gestão do sistema SICOM (Sistema Informatizado de Compras), a saber:
- Liberação de acesso;
- Cadastro de novos itens;
- Alteração de descritivo;
- Fechamento de movimentação dos almoxarifados (mensal e anual);
- Inventário anual dos almoxarifados;
- Gestão das requisições mensal das unidades atendidas (cadernos de matérias / Cotas);
- Avaliação e liberação de requisições de materiais (avulsas);
- Vinculação de itens aos almoxarifados;
- Procedimentos visando aquisição de materiais, que compreende elaboração de Solicitação de Compras, Emissão de Empenho e Elaboração de Autorização de Fornecimento;
- Obtenção de orçamentos diversos tanto para aquisições como para instrução de processos;
- Avaliação de documentos e amostras quando solicitados nos processos de licitação acima mencionados;
- Envio de amostras de produtos para testes e laudos (quando necessário);
- Recebimento de processos, documentos diversos e notas fiscais;
- Encaminhamento de NFs. para pagamento;
- Notificação de atraso de entrega;
- Análise de pedido de troca de marca de produtos dos contratos;
- Intervenção junto à empresa quando detectado produtos com defeito;
- Fornecimento às empresas de modelos e descritivos de impressos a serem confeccionados bem como aprovação dos mesmos;
- 1 - Encarregatura de Patrimônio:
- Classificação de materiais (informar se é bem permanente ou não);
- Incorporação de bens móveis e imóveis;
- Vistoria e liberação de bens inservíveis;
- Transferência de bens móveis entre as unidades da PSA;
- Abertura de prontuário para guarda de documentos referentes a imóveis;
- Fechamento mensal das contas de móveis e imóveis com envio à Contabilidade;
- Inventário patrimonial dos bens móveis (anual);
- Bloqueio de bens por furto, roubo, dano e perda;
- Baixa de bens móveis inservíveis, imóveis e veículos;
- Informação sobre patrimônio nos pedidos de adiantamento;
- Emplacamento de bens;
- 2 - Encarregatura de Almoxarifado:
- Controle, conferência e guarda dos materiais adquiridos;
- Atendimento às requisições de fornecimento das diversas áreas;
- Logística de distribuição dos produtos requisitados pelas áreas;
- Procedimentos de entrada/saída (sistema) de produtos fornecidos diretamente aos setores através de contrato de fornecimento (ex; gêneros alimentícios, etc.);
- Coleta, armazenagem e controle de toners (vazios) para logística reversa;
d) A Gestão de Atendimento e Serviços Gerais, tem por finalidade:
- Administrar compras e contratos pertinentes ao setor;
- Instruir processos;
- Planejar, acompanhar e supervisionar a rotina das equipes de serviços gerais, copa e recepção;
- Administrar os recursos humanos, bens patrimoniais e materiais de consumo;
- Intermediar a resolução de conflitos;
- Fazer o fechamento do controle de frequência dos servidores;
- Elaborar relatórios, comunicados, ofícios, correspondências, etc.
- Avaliar o desempenho da equipe;
- Gerenciar segurança do trabalho;
- Treinar as equipes;
- Gerenciar os beneficiários do “Programa Frente Social de Trabalho”;
- Prestar suporte aos servidores;
e) A Gestão de Arquivo e Correspondência, tem por finalidade:
- 1 - Encarregatura de Arquivo Municipal
- Arquivamento e desarquivamento de processos da Prefeitura através do aplicativo;
- Atendimento pessoal para vistas e retirada de processos arquivados;
- Organização de processos.
- Gestão documental
- Suporte no recebimento, classificação e arquivamento de documentos;
- Elaboração de relatórios e planilhas;
- Implantar e dar suporte às áreas para a construção da tabela de temporalidade;
- Organizar e acompanhar a eliminação de processos e documentos que cumpriram a temporalidade;
- Prestar suporte às áreas na organização de arquivos e documentos assim como auxílio em sua remoção;
- Alimentação do app de localização dos 1.200.000 processos no Arquivo Central da Prefeitura.
- Correspondência
- Distribuição das correspondências no Prédio Executivo com o serviço de Mensageiro;
- Envio de malote externo: entrega de processos e documentos nas unidades externas.
- Serviço de correio da Prefeitura, como: Telegramas, Carta Simples, Carta Registrada, IPTU, Sedex, Sedex Internacional.
- Distribuição dos jornais para as Secretarias do Prédio Executivo.
- Reprografia:
- Atendimento na produção de cópias e digitalização de processos e documentos circulantes na Prefeitura;
- Gestão da Prestação de Serviços de Estacionamento
- Cadastro, atualização e orientação dos usuários;
- Autorização e liberação de vagas e cortesias em eventos e reuniões extraordinárias;
- Orientação, autorização e liberação de vagas para carga e descarga;
- Fiscalização e supervisão da operação e da prestação de serviços vigentes em contrato da empresa de exploração dos três estacionamentos, bem como acompanhamento dos relatórios de arrecadação e pagamentos.
- Microfilmagem
- Manuseia, microfilma, processa, duplica e armazena os microfilmes dos processos administrativos que conforme a tabela de temporalidade necessitam ser microfilmados;
- Executa o atendimento de cópia e consulta dos processos armazenados em microfilmes para o atendimento da PMSA e da Municipalidade.
Diretor
José Roberto Pscheidt Júnior
Telefone: (11) 4433-0213
JRPscheidt@santoandre.sp.gov.br