10 ABR 2023
SEMASA
Estações de Coleta Alvorada e Centro são abertas à população
Novos ecopontos de Santo André começaram a funcionar nesta segunda; munícipes poderão descartar corretamente diversos tipos de resíduos

Santo André, 10 de abril de 2023 - A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) colocaram em operação mais dois ecopontos nesta segunda-feira (10). A partir de agora, a população também poderá descartar corretamente madeira, entulho, recicláveis, eletroeletrônicos, móveis, dentre outros materiais, nas Estações de Coleta Alvorada e Centro, localizadas, respectivamente, no Jardim Alvorada e na região central.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, compareceu à unidade Alvorada para inaugurar o ecoponto junto à população, em evento que integrou a agenda comemorativa dos 470 anos da cidade, comemorados no último sábado (8). “Quando a gente abre uma estação de coleta, a gente recicla mais e coloca a cultura da sustentabilidade na cabeça das pessoas, além de manter a cidade mais limpa. Tudo o que é recolhido aqui, assim como no programa Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos, gera emprego para as cooperativas de reciclagem da cidade”, afirma.

O operador de máquina Guilherme Franco de Rocha foi o primeiro munícipe a usar a Estação de Coleta Alvorada. Morador do bairro há 23 anos, ele levou recicláveis e madeira. “Esse terreno tinha problemas de descarte irregular de resíduos. Jogavam entulho, madeira e até restos de comida, o que atraia bichos. Fazer um ecoponto vai parar com tudo isso. A expectativa para a inauguração estava grande”, comemora.

Santo André agora disponibiliza 25 estações de coleta para a população. Os mais recentes ecopontos integram o pacote de obras para entregar, até meados deste ano, mais 10 unidades. “Já foram beneficiados os bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu, além da região central e do Jardim Alvorada. Os próximos locais que terão estações de coleta são Vila Guiomar, Jardim Cristiane, Jardim Santo André, Vila Linda e o Parque Miami”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

A Estação de Coleta Centro fica na Travessa São Bento, número 15, próximo ao Grand Plaza Shopping. Já a unidade do Jardim Alvorada está localizada na Rua Rolândia, 400. Assim como os demais ecopontos, esses equipamentos também funcionarão das 9h às 12h e das 13h às 17h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive em feriados.

As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura Serviços Urbanos da Prefeitura, por meio do programa Sanear Santo André, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Juntos, os dez ecopontos têm investimento de, aproximadamente, R$ 6,4 milhões.

As estações de coleta são de uso exclusivo dos moradores de Santo André. A relação de tudo o que pode ser levado aos ecopontos está disponível no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

Autor: Susi Elena