13 JUN 2023
Santo André realiza ações para incentivar doação de sangue
Programação é composta por palestra, roda de conversa, busca ativa e distribuição de materiais informativos
Santo André, 13 de junho de 2023 – Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Santo André preparou uma programação especial para orientar, estimular e sensibilizar os munícipes a sobre a importância e a necessidade de fazer a doação.

“Por mais que o banco de sangue do município tenha gestão do Estado, já que funciona dentro do Hospital Mário Covas, temos o compromisso de estimular os nossos munícipes a doar. Mais do que um gesto de amor, é um gesto de empatia. Nossa rede está mobilizada para chamar atenção para a importância da doação de sangue não apenas nesta semana, mas durante o ano inteiro”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Todas as unidades de saúde do município estão realizando ao longo do mês de junho campanha de incentivo à doação de sangue por meio de palestras nas salas de espera e distribuição de materiais informativos. Além disso, profissionais da USF Jardim Santo André farão a sensibilização e busca ativa de possíveis doadores que serão levados até o banco de sangue localizado dentro do Hospital Estadual Mário Covas para que seja realizada a coleta.

Em outra ação importante, profissionais da Clínica da Família Parque Miami vão organizar uma grande corrente do bem nesta sexta-feira (16), convidando usuários da unidade, amigos e familiares para realizar uma doação de sangue de forma coletiva, também no banco de sangue do Hospital Estadual Mário Covas.

Junho vermelho - A necessidade de sangue nos hospitais é constante e as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pessoas todos os dias. O Dia Mundial do Doador de Sangue faz parte da campanha Junho Vermelho, que visa chamar atenção para os níveis críticos dos estoques nos bancos de sangue, prejudicando o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões após sofrer algum acidente ou para o tratamento de doença.

O processo de doação de sangue é rápido, seguro, exige poucos requisitos e pode salvar até quatro vidas.

Requisitos para doar - Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, respeitando o intervalo de 60 dias entre as doações. Mulheres podem doar até três vezes por ano, também respeitando o intervalo de 90 dias entre as doações.

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde estão aptas para doar. É necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto que esteja dentro do prazo de validade, podendo ser RG, carteira profissional ou carteira de habilitação. É fundamental que o doador esteja alimentado, porém nas três horas que antecedem a doação é preciso evitar refeições pesadas ou gordurosas.

Em Santo André a doação pode ser feita de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriado), no banco de sangue localizado no Hospital Estadual Mário Covas. É possível fazer o agendamento da doação por meio do aplicativo ou site da Colsan (www.colsan.org.br).

Serviço:
Doação de sangue
Local: Hospital Estadual Mário Covas
Endereço: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 - Paraíso - Santo André
Tel: 2829-5162 / 4436-0506 | Segunda a sábado das 7h30 às 12h30 (exceto feriado)
O atendimento é limitado a 180 candidatos aos sábados.
Estacionamento gratuito no local.

Autor: Rafaela Mazarin