28 JUL 2023
Santo André promove encontro regional com profissionais da saúde
Evento envolveu 250 representantes da atenção primária que atuam nas sete cidades do ABC

Santo André, 27 de julho de 2023 - Profissionais que atuam na APS (Atenção Primária à Saúde) das sete cidades do ABC estiveram reunidos nesta quinta-feira (27), em Santo André, para o 3º Encontro para Fortalecimento da Atenção Básica e Humanização do Grande ABC. O evento, realizado no auditório da Faculdade Anhanguera, contou com a participação dos secretários municipais de Saúde, Gilvan Junior (Santo André) e Fernando Pinotti Silva (Rio Grande da Serra), além de representantes dos outros cinco municípios.

Durante o encontro os profissionais puderam trocar informações sobre experiências vividas em cada município, falaram sobre o uso da tecnologia na ampliação do cuidado e da humanização do atendimento e discutiram avanços no cuidado da pessoa com diabete na atenção primária. O encontro, organizado pela APS de Santo André, contou com palestras e debates sobre os temas.

“Muito feliz por sediar evento deste porte com o envolvimento de todas as secretarias do Grande ABC. Temos colhido resultados extremamente positivos na atenção primária, como o aumento na oferta mensal de consultas, que passou de 20 mil para 50 mil depois de ajustes nos fluxos e a contratação de profissionais. Também ampliamos o número de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e das equipes que atuam no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Como consequência zeramos as filas represadas na pandemia e agora temos condições de ofertar alguns exames, como o Papanicolau, por livre demanda”, comentou Gilvan Junior.

O encontro contou com a presença de 250 pessoas das mais diversas áreas da APS. “Foi um dia muito produtivo, com troca de experiências entre as equipes. Importante ações como essa porque aproximam os profissionais e criam vínculos. A APS é a porta de entrada para o sistema municipal de saúde e precisamos estar alinhados para que as cidades evoluam em bloco, ofertando atendimento de qualidade e cada vez mais humanizado para as pessoas que dependem do SUS”, pontuou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha.

"Receber o encontro regional da APS em Santo André foi uma honra enorme. Fizemos questão de ter conosco todas as categorias e eles abrilhantaram as salas de discussões com a vasta experiência nas diversas áreas. Foi importante para que tivéssemos uma visão ampla e reconhecer as potências de todos", comentou a coordenadora da Atenção Básica, Nalva Chiafarelo.
Autor: Anderson Fattori