08 SET 2023
SAÚDE
CHM de Santo André aprimora atendimento odontológico para pacientes internados na UTI
Iniciativa é realizada de forma preventiva e visa eliminar focos de pneumonia e de outros tipos de infecção
Santo André, 8 de setembro de 2023 - Como parte do processo de modernização, avanços tecnológicos e de aprimoramento das linhas de cuidado humanizado, as UTIs do CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André passam a contar com atendimento odontológico sete dias por semana. A iniciativa tem como principal objetivo atuar na prevenção de pneumonias e infecções hospitalares que podem agravar a situação dos pacientes acamados, acelerando a alta dos andreenses que necessitam de hospitalização.

O projeto está sob responsabilidade do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do CHM, coordenado pelo cirurgião bucomaxilofacial Felipe Pinesi em parceria com o também cirurgião bucomaxilofacial Marcelo Cini, coordenador de pós-graduação da Academia Brasileira de Ensino e  Saúde de Santo André (Abes).

“A UTI do CHM conta com um profissional da odontologia de domingo a domingo, que ajuda a fazer a higienização adequada dos pacientes no período que eles estiverem internados. Desde a admissão, o paciente passa por avaliação onde é observado se ele tem prótese, alguma cárie que possa causar problema, o nível de higiene da boca, entre outros. A partir dessa avaliação é criado um protocolo de atendimento individual”, explica Cini.

A principal preocupação é com as infecções que podem surgir durante o tempo de internação. “O principal risco se chama PAV (Pneumonia Aspirativa Ventilatória). O paciente é internado por um motivo e acaba evoluindo para uma doença pulmonar com foco na boca. Com a diminuição dos focos, a extração de dentes, a higienização da boca e a remoção de próteses, diminuímos possíveis complicações”, comenta Pinesi.

“Essa é apenas uma das diversas iniciativas que temos colocado em prática no CHM nos últimos meses para proporcionar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado aos andreenses. Nosso hospital tem se tornado referência tanto na área técnica como na linha de cuidado ao paciente, além de ter passado por uma gigantesca reforma estrutural que resolveu problemas crônicos e transformou o local em um dos centros médicos mais modernos da região”, pontua o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Claudio Miyake, diretor secretário do Conselho Federal de Odontologia, elogiou a iniciativa. “Contar com dentistas nos leitos é uma atitude onde todos ganham. Os pacientes têm ganho enorme porque isso diminui o uso de medicações e o tempo internado. Para os gestores é uma economia, pois evita intercorrências durante as internações. Para os dentistas é mais um ramo de atuação”, comenta. “Essa é uma iniciativa que está sendo replicada em diversos municípios e tenho certeza que Santo André se tornará exemplo para as cidades vizinhas”, finaliza Miyake.

Laser - Além da higienização e do acompanhamento, a equipe de odontologia conta com um laser capaz de ajudar a cicatrizar ferimentos na boca de forma rápida, evitando focos de contaminação. “O laser é utilizado em larga escala para tratar feridas na região da boca, machucados oriundos da intubação, entre outros. Isso aumenta a qualidade de vida do paciente, acelerando a desospitalização”, destaca Cini.

O cardiologista Willian Faria, que assumiu a diretoria técnica do CHM em agosto, ressalta a importância da inclusão da odontologia na UTI. “Priorizamos o bem-estar dos pacientes e por isso temos investido cada vez mais em uma linha de cuidado e em treinamento para um acolhimento humanizado por parte da equipe. Ter dentistas dentro da UTI vem se mostrando muito eficaz na eliminação de focos de contaminação, que podem inclusive levar a problemas cardiológicos, e isso nos permite acelerar o processo de alta”.

Autor: Anderson Fattori