18 SET 2023
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Santo André disponibiliza consulta de lotes e quadras fiscais no portal SIGA
Novas funcionalidades do Sistema de Informações Geográficas Andreense visam desburocratizar acesso às informações
Santo André, 18 de setembro de 2023 - A Prefeitura de Santo André lançou nova funcionalidade no SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense): a consulta de lotes em todo o território da cidade, além da disponibilização das camadas fiscais no tema cadastro fiscal. O endereço do portal é siga.santoandre.sp.gov.br

A modernização do sistema permite consultar os lotes com a classificação fiscal ou realizar a busca pelos endereços oficiais da Prefeitura. Além disso, é possível fazer a impressão das informações consultadas. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, responsável pelo desenvolvimento do SIGA e suas atualizações.

“Desburocratizar o acesso à informação é um passo fundamental para melhorar cada vez mais o atendimento ao andreense. Além disso, o eixo Gestão e Inovação do projeto Santo André 500 Anos prevê a modernização dos sistemas utilizados pela Gestão Pública para construção de uma cidade cada vez mais conectada e que ofereça mais agilidade em seus processos”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

Lançado em 2021, o SIGA concentra diversos dados oficiais do município. O objetivo é facilitar o acesso a informações sobre a cidade para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral.

O sistema apresenta dados georreferenciados de Santo André que visam subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico da cidade.

O SIGA contém 190 camadas de informações para consulta, divididas em 22 temas. Entre os exemplos estão: localização dos 112 bairros da cidade; divisas municipais; população em números por bairro; localização dos equipamentos públicos de saúde, educação, lazer e assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; informações sobre trânsito, entre outras.

| Texto: Vanessa Soares

| Fotos: Alex Cavanha/PSA