24 ABR 2024
Casos de dengue despencam em Santo André
Em março foram 2.339 casos positivos, enquanto que, em abril, 188 pessoas foram diagnosticadas com a doença
Santo André, 23 de abril de 2024 - Santo André está vencendo a batalha contra a dengue. Isso é o que mostram os dados do boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância à Saúde. O pico da doença ocorreu na semana epidemiológica de 16 a 22 de março, com 712 casos notificados e 583 casos confirmados. Já na semana entre 13 e 19 de abril, foram  seis notificações e dois diagnósticos positivos.

“Santo André sempre atua com muita responsabilidade e cuidado para oferecer respaldo para os seus munícipes. Essa queda nos números é reflexo de um trabalho coletivo entre o poder público e a população, que entendeu o nosso apelo e nos ajudou a cuidar dos pontos de água parada. Em contrapartida, oferecemos estrutura para que nenhum andreense ficasse sem atendimento adequado”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Os dados da última semana epidemiológica são inferiores, inclusive, aos registrados no início de 2024. Na primeira semana do ano foram 53 notificações e 39 casos positivos. Em março deste ano foram 2.339 casos positivos, enquanto que em abril foram 188 até o dia 22.

Os munícipes andreenses com sintomas da dengue, como febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele devem procurar uma das 34 unidades básicas de saúde, espalhadas por todos os territórios da cidade, que estão abastecidas com testes para diagnosticar a doença. Outro ponto de apoio são as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimeno) que atuam na retaguarda.

Como estratégia para conter a doença, Santo André optou por realizar busca ativa em vários pontos da cidade, priorizando os bairros com maior incidência de casos. Desde o início do ano foram 17.860 imóveis visitados, 856 bloqueios realizados, 495 amostras de larvas coletadas e mais de 28 mil pessoas orientadas.

Autor: Anderson Fattori
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024