30 ABR 2024
Santo André inicia ações de conscientização do Maio Amarelo
Com o tema ‘Paz no Trânsito Começa por Você’, atividades deste ano pretendem alertar a população sobre comportamentos seguros nas ruas e avenidas
Santo André, 30 de abril de 2024 - A Prefeitura de Santo André começa nesta quarta-feira (1º) mais uma edição do Maio Amarelo, com objetivo de conscientizar e orientar motoristas, pedestres e alunos das escola municipais.

A primeira atividade da campanha deste ano será feita no Centro de Educação para a Mobilidade (CEM), localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, com a realização de dinâmicas e oficinas educativas aos visitantes no período da manhã e da tarde.

Entre as ações que serão realizadas durante o mês está o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob), que consiste em uma estrutura móvel que simula uma cidade sinalização, ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres. Esta ação será realizada com alunos de escolas municipais.

Outra atividade será o “Pista Certa”, realizada em parceria com a Fundação Mapfre, no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique. A intervenção vai contar com um circuito montado para utilização de bicicletas e que simula o trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Neste mês também será realizada uma blitz com motociclistas com distribuição de material educativo e conscientização sobre um trânsito mais seguro. A ação vai acontecer na Avenida Industrial em frente à entrada do Parque Celso Daniel, no próximo dia 9 (quinta-feira).

No dia 13 de maio (segunda-feira) vai acontecer um curso de pilotagem segura no Centro de Educação para a Mobilidade. No dia 20 (segunda-feira) será realizado o curso Stop Motion, que utiliza uma ferramenta de ensino para dar aprendizado sobre a segurança no trânsito. E no dia 27 (segunda-feira) vai acontecer um curso de direção defensiva no CEM.

No encerramento do Maio Amarelo, que será realizado no dia 25 (sábado), por conta do feriado prolongado de Corpus Christi, haverá entrada solidária na Sabina para quem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, ou apresentar comprovante de doação de sangue.

Neste dia, no CEM, haverá diversas atividades para adultos e crianças e todas as ações serão realizadas com parceria do Detran SP, com o Hospital Mário Covas e com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

As ações do Maio Amarelo são executadas pela Gerência de Educação de Trânsito (GET), da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Para conferir a programação completa das atividades basta acessar o site https://www3.santoandre.sp.gov.br/educacaodetransito.
Autor: Daniel Betega