06 MAR 2023
SAÚDE
Santo André inicia vacinação bivalente em Instituições de Longa Permanência para Idosos
Cerca de 1,8 mil munícipes residentes em 79 equipamentos estão sendo imunizados contra Covid-19
Santo André, 4 de março de 2023 – A Prefeitura de Santo André começou neste sábado (4) a aplicar a vacina bivalente contra Covid-19 em munícipes que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos. A expectativa é que 1.864 pessoas que moram nestes locais sejam imunizadas.

“Santo André é referência em vacinação, e uma das razões é a estratégia que adotamos de facilitar o acesso à imunização, levando a proteção contra a Covid-19 o mais perto possível da população que está apta a ser vacinada”, afirma o prefeito Paulo Serra.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

A biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha, participou da ação e explicou sobre a importância de vacinar esse público. “São pacientes que já possuem comorbidades instaladas, com idade avançada, vulneráveis e suscetíveis a determinadas contaminações, até por morarem em uma residência de longa permanência. Com essa ação, esperamos ter condição de proteger essas pessoas contra as variantes da ômicron através da vacinação bivalente”, afirma.

A aposentada Perpetua Goulart, de 86 anos, reside há cerca de seis anos na Instituição Nosso Lar, localizada na Vila Linda, e comemorou a aplicação da vacina. “Eu tomei todas as doses aqui na instituição. Eu já tive Covid e fiquei 12 dias no Dell’Antonia. Não me desesperei, fui muito bem cuidada, mas cheguei a ficar muito mal. Tenho oito cateterismos, diabetes e essa doença é perigosa. Fiquei feliz por tomar a vacina hoje, é mais uma proteção pra gente”, diz.

Desde o dia 25 de fevereiro, mais de 11 mil pessoas acamadas, além de imunossuprimidos com mais de 12 anos e munícipes com mais de 70 anos já foram vacinados com o imunizante bivalente contra a Covid-19. A partir de segunda-feira (6), pessoas com mais de 60 anos também serão vacinados, sem necessidade de agendamento prévio, nas 34 unidades de saúde do município.

Autor: Rafaela Mazarin