22 AGO 2023
Santo André destaca práticas exitosas na rede municipal de Educação
Cerimônia de abertura do Compartilhando Saberes contou com a participação presencial de 386 profissionais da rede municipal, além de transmissão on-line simultânea
Santo André, 22 de agosto de 2023 – A abertura da quinta edição do programa Compartilhando Saberes, importante evento entre as atividades do ano letivo para os profissionais da rede municipal de Educação de Santo André, ocorreu na noite desta segunda-feira (21), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.

A iniciativa, que visa destacar práticas pedagógicas exitosas de diferentes modalidades em diversos equipamentos, reuniu profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Cesas (Centros Educacionais de Santo André), Emea - Parque Escola Tangará e Sabina, entre outros.

"Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a formação dos profissionais da Educação. Desde que assumimos a gestão na Secretaria de Educação, o principal tema é justamente a formação e a realização de encontros para que possamos absorver tudo aquilo de bom que temos em nossa rede, sempre compartilhando conhecimentos para melhorar cada vez mais a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos", destacou o secretário Almir Cicote.

Na ocasião, estiveram presentes 386 profissionais da rede municipal no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector. Mas a Secretaria de Educação proporcionou a transmissão on-line simultânea do evento para que gestores e professores das unidades de ensino pudessem conferir também a apresentação da Cia Truks com o espetáculo “E se as histórias fossem diferentes?”.

A partir de uma técnica absolutamente inusitada, o espetáculo foi conduzido em uma divertida brincadeira, utilizando recursos técnicos que misturam bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena.

Isso porque, no palco, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas, trouxe à tona diferentes cenários, desenhos de personagens e situações lançadas por um projetor em um telão. Neste contexto, foi contada a história que aborda a tão necessária aceitação das diferenças.

Compartilhando Saberes - Nos próximos dias 22, 23 e 24 de agosto, os profissionais da Educação poderão participar de palestras on-line abordando diversas temáticas pedagógicas. Já, em outubro, a finalização da formação Compartilhando Saberes será marcada por uma iniciativa em que os participantes se inscrevem e apresentam seus talentos.
Autor: Caroline Terzi