15 SET 2023
Estudantes de Santo André curtem passeio pedagógico no estádio do Corinthians
Alunos da rede municipal conheceram gramado e vestiários da Neo Química Arena; no Parque São Jorge, crianças foram ao memorial e tiveram vivência de boxe com ex-pugilista Washington Silva

Santo André, 14 de setembro de 2023 - Cerca de 75 estudantes dos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) tiveram um dia que ficará guardado para sempre na memória, com um passeio pedagógico no estádio do Corinthians e no Parque São Jorge, sede social do Timão.

Os alunos dos Cesas Cata Preta, Jardim Santo André, Parque Novo Oratório, Vila Humaitá e Vila Linda tiveram diversas vivências de manhã até o período da tarde, começando pelo estádio corintiano, que chegou a ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2014.

Na Neo Química Arena, os visitantes andreenses tomaram café da manhã (ofertado pelo Corinthians), conheceram o gramado e também os vestiários onde jogadores e jogadoras do Alvinegro se preparam. Tudo com direito a muita foto, olhos curiosos e largos sorrisos nos rostos.

“Este passeio pedagógico foi uma experiência incrível. A emoção e a alegria dessas crianças eram palpáveis desde o momento em que chegamos ao estádio do Corinthians. Elas puderam experimentar a atmosfera única de um estádio de futebol, algo que muitas nunca tinham experimentado antes. Os olhos delas brilhavam enquanto caminhávamos pelo campo e imaginavam os jogadores correndo e marcando gols. Foi uma experiência que ficará gravada em suas memórias para sempre”, salientou o assistente pedagógico da gerência dos Cesas, Rafael Umezu.

Depois do tour pelo estádio, os visitantes foram para o Parque São Jorge, onde conheceram o Memorial Corinthians e a RedFit, academia de boxe do Timão. No local, os estudantes tiveram mais uma experiência imersiva com o ex-pugilista Washington Silva. O ex-atleta, inclusive, já foi um colaborador nos Cesas e possui um currículo com dois Mundiais, duas Olimpíadas, dois Pan-Americanos e dois Sul-Americanos, além dos títulos de tetracampeão paulista, bicampeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão pré-Pan-Americano, campeão pré-olímpico e eleito pelo Prêmio Brasil Olímpico como o melhor atleta do país no boxe.

“Tivemos a honra de visitar a academia de boxe RedFit Corinthians a convite do ex-atleta olímpico brasileiro Washington Silva. As crianças ficaram maravilhadas ao conhecer um verdadeiro herói esportivo brasileiro. Ele compartilhou histórias inspiradoras de sua carreira e incentivou essas crianças a seguirem seus sonhos, não importa os obstáculos que enfrentem. Foi incrível ver como o esporte, especialmente o boxe, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas. Essas crianças, que enfrentam desafios diários, descobriram uma nova paixão e um novo senso de determinação. Agradeço a todos os envolvidos por proporcionar a elas essa experiência inesquecível”, celebrou Rafael Umezu.

O encantamento do assistente pedagógico ganhou força na fala do jovem Miguel Milani Silva, aluno de boxe do Cesa Vila Linda e do 4º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Reverendo Oscar Chaves, no Jardim Progresso. “O passeio foi muito legal, divertido. O estádio é muito lindo. O que eu mais gostei foi conhecer o campo, os vestiários e a experiência de boxe com o ex-atleta olímpico Washington e meus amigos do Cesa. Eu amei”, destacou o garoto.

O brilho nos olhos das crianças foi transmitido também para os dos pais e responsáveis dos jovens, que acreditam em oportunidades assim como combustível para o presente e o futuro dos filhos.

“Muito obrigada Cesa Vila Linda, Matheus, professor Rogério, enfim, todos os colaboradores, por este passeio. Obrigada por, junto ao esporte, nos trazer segurança de experiências para nossas crianças. Eu, como mãe de aluno, agradeço imensamente. Foi mais que um sonho realizado por ele, foi um incentivo grande para continuar no caminho do esporte”, exaltou Deise Cristina Estevão Neto, mãe do estudante Samuel Cardozo Estevão Neto.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br