09 NOV 2023
Educação de Santo André desenvolve estratégias para maior fluência em leitura
Iniciativa tem como foco atender todas as crianças matriculadas no segundo ano da rede municipal
Santo André, 9 de novembro de 2023 – A Secretaria de Educação de Santo André colocou em prática mais uma medida em prol dos alunos da rede municipal. Desta vez, o foco é desempenhar ações que contribuam para maior fluência em leitura por parte de alunos matriculados no 2° ano do ensino fundamental.

A iniciativa visa promover a alfabetização das crianças na idade certa e conta com a Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), que realiza avaliações de fluência em leitura em diversos estados brasileiros graças a uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

“Estamos realizando conversas com diversos setores para fortalecer o trabalho das equipes da Educação. Com levantamento de dados, como esses, podemos estruturar estratégias para a tomada de decisões mais assertivas”, pontua o secretário de Educação, Almir Cicote.

Avaliação - Entre os meses de junho e julho ocorreu uma avaliação com a participação de 4.319 alunos do 2° ano, de modo presencial, nas escolas da rede municipal. Os testes foram realizados pelo aplicativo CAED Avaliação para mensurar a capacidade das crianças de lerem, com velocidade e precisão, um número de palavras dicionarizadas e palavras possivelmente desconhecidas por elas, além de um pequeno texto, seguido de três perguntas de compreensão.

Já no mês de agosto, a partir dos resultados disponibilizados, foi elaborado um plano de ação na Secretaria de Educação. Como desdobramento, junto às unidades escolares, com a participação dos docentes, estes planos foram discutidos e aprofundados de acordo com o contexto de cada território, de modo a pautar as próximas ações que visam aprofundar e consolidar o desenvolvimento das crianças em fluência leitora.

“Com esse trabalho em mãos podemos fazer políticas públicas, no ponto de vista da Educação, extremamente assertivas. Conseguimos identificar cada escola, cada sala de aula e, melhor ainda, cada criança que apresente alguma dificuldade em relação à aprendizagem e corrigir essa situação”, completa o secretário de Educação.

Entre 23 de novembro e 7 de dezembro os estudantes das turmas de 2° ano realizarão novamente avaliação de fluência leitora para que possamos analisar os avanços e organizar o plano de ação para 2024.

Autor: Caroline Terzi