15 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André realiza conclusão de curso profissionalizante com evento gastronômico
TCC de alunos do curso de Auxiliar de Cozinha com Formação Inicial e Continuada contou com a criação de um menu gastronômico completo
Santo André, 15 de dezembro de 2023 – Ressaltar a grandiosidade cultural e gastronômica brasileira com um menu completo. Foi assim que 39 alunos dos Centros Públicos de Formação Profissional do município concluíram o curso de Auxiliar de Cozinha nesta quinta-feira (14).

“Educação de qualidade e capacitação profissional: essas são as duas frentes de uma verdadeira Cidade Educadora. Estou muito orgulhoso por participar da formatura dos nossos alunos, e no próximo ano, iremos trabalhar para que programas como este possam ser expandidos para beneficiar ainda mais a nossa cidade. O compromisso com uma educação de qualidade continua forte e, junto com nossa comunidade, estamos construindo um caminho promissor para a educação de Santo André”, destacou o secretário de Educação Almir Cicote.

A iniciativa, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Fauscs (Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul), recebeu o nome de “As Riquezas do Brasil”. E, na ocasião, para marcar a conclusão do curso, os alunos tiveram a missão de proporcionar aos convidados uma vivência contemplando três grandes ingredientes presentes em todo o território brasileiro: mandioca, banana e coco.

A ansiedade era grande por parte do aluno Vinicius Fernandes Fattori, de 28 anos. “Muita alegria define esse dia. Tenho orgulho de pensar que 2023 foi um ano que me propus a fazer coisas novas e conquistei bastante conhecimento nos cursos que fiz, incluindo este de auxiliar de cozinha. Antes sentia insegurança em cozinhas e desperdiçar alimentos, mas hoje estou consciente do que fazer”, comemorou.

O evento foi coordenado pelos professores dos Centros Públicos de Formação Profissional Cintya Destro, Claudia Masiero e Gustavo Henrique Contiero. Três etapas foram realizadas: duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. Cada etapa foi desenvolvida e executada por uma turma do arco de alimentação do CPFP João Amazonas, Miguel Arraes e Armando Mazzo.

A proposta foi atingida com sucesso: uma experiência integral de realização de um evento de grande porte, incluindo planejamento, organização e execução dos pratos, aplicando todas as técnicas e conhecimentos adquiridos durante o curso.

Autor: Caroline Terzi