11 JAN 2024
Santo André inicia programação de férias da Emea Parque Tangará na terça-feira
Imersão nos espaços da Escola de Educação Ambiental começam no dia 16 de janeiro com diversas atividades gratuitas
Santo André, 11 de janeiro de 2024 – A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, preparou diversas atrações para as férias de janeiro. A programação gratuita, destinada à comunidade escolar e munícipes, irá proporcionar contato com a natureza além de oficinas para o público em geral.

A abertura das atividades será realizada na próxima terça-feira (16) com a temática “Vamos falar sobre plantas”, das 13h30 às 15h. Os participantes poderão descobrir o fascinante mundo das plantas que vivem na Emea e a importância de preservar todos os tipos de vida para um futuro sustentável. Os biólogos irão conduzir a uma jornada pelos espaços pedagógicos do cactário, das plantas carnívoras, do viveiro de mudas de árvores, da horta orgânica e do orquidário.

Um convite para descobrir mais sobre a Emea, que une educação ambiental, cultura africana e afro-brasileira, também integra a programação no dia 16 de janeiro, das 13h30 às 15h. Os interessados poderão explorar o Espaço África, o cactário e a arena acompanhados dos biólogos do local. Além do percurso pelos espaços também serão realizadas brincadeiras africanas. A atração se repete no dia 25 de janeiro no mesmo horário.

Também nos dias 16 e 25 de janeiro ocorre a atividade “Brincar de Sentir”, das 13h30 às 15h. Esse encontro exploratório permitirá a manipulação, experimentação e escolhas a partir de diferentes objetos com elementos da terra, fogo, água e ar, além de contação de história.

Já no dia 18, das 13h30 às 15h, será a vez de descobrir o “Segredo dos bichos da Emea”, aprofundando informações sobre aves, polinizadores, bicho-pau e outros invertebrados presentes nos espaços da Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará.

Ainda no dia 18, das 13h30 às 15h, será a vez de aprofundar algumas práticas culturais dos povos indígenas brasileiros, suas interações com a natureza e a influência originária na diversidade cultural do País. O roteiro será conduzido pelos biólogos da Emea passando pela Sala e Quintal das Memórias e Bosque do Urucum. Além disso, serão realizadas brincadeiras com petecas no gramado. A atração se repete no dia 23 de janeiro no mesmo horário.

Encerrando a programação, no dia 23, será explorada a temática “De onde vem as Coisas”. O evento, que ocorre das13h30 às 15h, trará reflexões sobre a origem dos alimentos que comemos, das roupas e equipamentos que usamos e para onde vão quando não usamos mais. A atividade inclui explorar espaços pedagógicos como o bosque, a arena, a cisterna, o biodigestor e a Sala dos Resíduos.

Serviço – Todas as inscrições devem ser feitas até um dia antes do evento, sujeito a disponibilidade de vagas, que são limitas até 20 participantes por atividade.

A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará fica na Rua Anacleto Popote, 46, no bairro Valparaíso. Para mais informações sobre a programação e inscrições basta acessar o site da Emea (https://parqueescola.org.br/programacao-livre/) ou ligar para 3356-9050.
Autor: Caroline Terzi