25 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Motoristas de transporte escolar de Santo André participam de capacitação sobre TEA
Iniciativa teve como objetivo aprimorar atendimento aos alunos da rede municipal com Transtorno do Espectro Autista ou mobilidade reduzida

Santo André, 25 de janeiro de 2024 - O Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André, recebeu nesta quinta-feira (25) cerca de 380 profissionais de transporte escolar para uma palestra sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) e mobilidade reduzida. Todos são colaboradores da Diastur, empresa responsável por transportar os alunos da rede municipal de ensino.

O encontro, que integra o programa Prepara Transporte Escolar, contou com a participação de motoristas, monitoras, administrativos e equipe operacional da Diastur, e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino de Santo André.

O prefeito Paulo Serra esteve presente no evento e destacou a importância da iniciativa. “O transporte escolar faz parte do dia a dia de nossos alunos. Um serviço com empatia, alegria e um bom relacionamento com pais e alunos é muito importante. Isso reforça que uma cidade é feita para pessoas e, quando elas estão sendo bem atendidas, o sentimento de pertencimento se fortalece”.

Durante a reunião, os temas TEA e mobilidade reduzida foram abordados pela equipe do SEST/SENAT. Já a palestra sobre boas práticas e relacionamento com foco nos alunos da rede municipal ficou por conta do gestor de marketing Thiago Terci.

“É uma grande alegria receber a equipe da Diastur aqui em nosso Centro de Formação de Professores, local onde nos reunimos e nos preparamos para entregar um serviço com cada vez mais qualidade na Educação. Esse trabalho se traduz no cotidiano, beneficiando nossos servidores e agora contribuindo também para um transporte escolar de ainda mais excelência”, pontuou o secretário de Educação, Almir Cicote.

Milena Braga, presidente executiva da Diastur, reforçou a importância do encontro na preparação para o ano letivo. “Este é um momento de alinhamento para o atendimento no transporte escolar. Já desenvolvemos este trabalho aqui em Santo André há mais de cinco anos e queremos continuar oferecendo um trabalho e atendimento de sucesso”, concluiu.

Transporte escolar - Santo André conta com uma frota que inclui 59 veículos, sendo 20 vans adaptadas para cadeirantes, 29 micro-ônibus e 10 ônibus convencionais. Em 2023, foram atendidos 3 mil alunos da rede municipal, totalizando uma média de 27 mil viagens.

| Texto: Caroline Terzi
clterzi@santoandre.sp.gov.br