13 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André qualifica ações por meio do projeto de capacitação Rede de Escolas Ativas
No município, iniciativa atendeu 40 unidades escolares, envolvendo profissionais de creches, Emeis e Emeiefs
Santo André, 13 de dezembro de 2022 – A Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com o Instituto Esporte & Educação (IEE), realizou no segundo semestre de 2022 o projeto Rede Escolas Ativas. No município, o projeto atendeu 40 unidades escolares, envolvendo de forma direta mais de 100  profissionais de creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental).

A iniciativa, presidida pela ex-atleta Ana Moser, teve como objetivo contribuir com a capacitação de gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos atuantes nas escolas públicas, com foco na construção de uma Rede de Escolas Ativas que teve como objetivo qualificar a prática pedagógica, ampliar o acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte e, principalmente, repercutir no desenvolvimento e educação integral das crianças e jovens.

“Buscar estratégias para a escola ser mais atrativa e valorizar diferentes linguagens que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno tem sido um constante desafio para a Educação, principalmente após a pandemia. Muito gratificante acompanhar o projeto e verificar que as ações estão sendo realizadas de forma exitosa, com o envolvimento da comunidade escolar, com vistas à educação integral e aprendizagem significativa aos alunos”, reforça a coordenadora de Educação Física Escolar, Fabiana Stival Morgado Gomes.

Escola Ativa - Entre as principais estratégias do projeto está a de estimular, nos diferentes territórios, a formação de uma Rede de Escolas Ativas que possa compartilhar e trocar experiências de sucesso no desafio de fazer das escolas espaços cada vez mais ativos e de valorização do movimento como fator de desenvolvimento integral.

Representando a equipe da Emeief Comendador Piero Pollone, a assistente pedagógica Regiane Aparecida Tomazio ressaltou a importância do projeto. “As ações foram incorporadas à rotina e potencializadas com margens a mudanças de comportamento da equipe, respeitando a individualidade de cada um. Esse projeto foi de suma relevância, tanto que será legitimado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para o ano de 2023”.

Ao final da capacitação, como forma de incentivo e reconhecimento, as escolas recebem o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que premia as instituições comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte seguro e inclusivo.
Autor: Caroline Terzi