12 MAI 2023
Sabina abre inscrições para sessão de observação noturna da Lua, Vênus e Marte
Alex Cavanha/PSA
São 200 vagas destinadas ao público geral e astrônomos amadores
Santo André, 12 de maio de 2023 - A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, abriu inscrições para uma observação noturna realizada com telescópios e binóculos. O encontro, intitulado Contos da Lua, será no dia 27 de maio (sábado), das 19h às 22h. Os interessados já podem se cadastrar no link do Google Forms: https://forms.gle/Y4L1BHoEpwRSzASZ9

Na ocasião, às 19h, terá início a observação noturna realizada com os telescópios da Sabina e o uso dos binóculos para objetos do céu profundo: Plêiades do Sul, Caixinha de Joias e Nebulosa da Carina. Os astrônomos amadores também utilizarão seus telescópios para a observação do céu noturno.

Às 20h45 começa a sessão do planetário: Contos da Lua. Nesta apresentação, os participantes terão a possibilidade de explorar o céu noturno da cidade de Santo André de maneira a reforçar as informações observacionais fornecidas no primeiro momento do evento ocorrido no Núcleo de Observação do Céu (NOC).

Em um segundo momento, com o auxílio dos recursos do planetário, diferentes simulações serão realizadas nas representações das fases da Lua, assim como uma exploração mais profunda sobre características do satélite natural da Terra.

Entre os conteúdos abordados na sessão estão o reconhecimento do céu, constelações, planetas, ampliação e características de Vênus e Marte, características gerais da Lua, além dos contos mitológicos lunares.

Finalizando o encontro, às 21h30, chega o momento de fotos no planetário, em que um objeto do céu noturno será projetado na cúpula para que os visitantes possam tirar fotos.

A equipe da Sabina reforça que, em caso de tempo nublado, o público será reunido no NOC para um reconhecimento de nuvens. Em caso de chuva, o evento ocorrerá somente nas dependências do Planetário.

Observação noturna do céu
Tema: Lua Objetos da Noite: Lua, Vênus e Marte
Inscrições: https://forms.gle/Y4L1BHoEpwRSzASZ9
Data do evento: dia 27/5, das 19h às 22h (bilheteria das 18h30 às 21h)