20 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André realiza 3° encontro Diálogos Pedagógicos sobre a 1ª Infância
Evento segue até a próxima quinta-feira, dia 22, com a participação de cerca de 240 profissionais da educação da rede municipal, conveniados e escolas particulares de educação infantil
Santo André, 20 de junho de 2023 – As narrativas do cotidiano e os ambientes de aprendizagem no contexto da educação infantil foram destaque durante o 3° encontro de Diálogos Pedagógicos sobre a 1ª Infância.

A abertura do evento ocorreu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector nesta segunda-feira (19), com a presença da contadora de histórias Ivani Magalhães e Profa Doutora e pesquisadora das infâncias, Karine Ramos.

A iniciativa segue até quinta-feira (22) tem como objetivo possibilitar vivências de práticas significativas a partir de laboratórios presenciais com dinâmicas na intenção de gerar reflexão e qualificação das práticas com foco no planejamento com materialidade, contextos e possibilidades de interação na educação infantil (0 a 5 anos).

A composição do encontro ficou por conta dos profissionais do Centro de Estudos Quero Quero Saber Mais, um centro de formação e pesquisa em Educação, Arquitetura e Design - referência na concepção de ambientes de aprendizagem em todo o Brasil.

"Dialogar sobre a educação infantil é sempre uma possibilidade para qualificar a prática e aprender um pouco mais sobre escuta, sensibilidade, afeto. Além disso,  contribui significativamente para a ressignificação do cotidiano do trabalho pedagógico desenvolvido na rede municipal. O formato presencial nos aproxima, possibilitando uma troca enriquecida de práticas com energia, sentimentos e diversidade de conhecimentos", destacou Mara Lucia Sbrana Rozendo Passos, Gerente de Educação Infantil da Educação de Santo André.

No último dia de programação será realizada uma mesa com relatos de experiências enviados pelos professores que desejaram contribuir com narrativas de suas práticas para serem dialogadas no evento.

A programação conta também com a Mostra “Espaços do Sim”, que ficará disponível para visitação no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector até 11 de agosto de 2023.

A mostra é composta por mobiliários, dispositivos, materiais e equipamentos voltados para crianças de 0 a 6 anos, organizados em espaços que constituem mais um campo de pesquisa para professores e demais profissionais da rede.
Autor: Caroline Terzi