23 JUN 2023
Educação de Santo André celebra 30 anos do Proerd com formatura de 200 alunos
Programa da Polícia Militar tem como objetivo orientar e combater as drogas e a violência nas escolas estaduais, municipais e particulares
Santo André, 23 de junho de 2023 – O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizou nesta sexta-feira (23) uma cerimônia de formatura de alunos da rede municipal e de celebração dos 30 anos da iniciativa. O evento, que ocorreu na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profa. Célia Inês, no Jardim Irene, reuniu cerca de 200 estudantes, além de seus familiares, funcionários, bem como autoridades da Administração Municipal e da Polícia Militar.

O prefeito Paulo Serra marcou presença na celebração. “É com muita alegria que visitamos este complexo educacional nesta data tão especial. Este espaço era uma demanda importante para a região e uma das primeiras obras que entregamos nesta gestão no padrão que contamos hoje na Educação. Celebrar essa formatura é mais um marco na vida de nossos alunos, pois o Proerd vem plantando boas sementes e contribuindo com o desenvolvimento das crianças que são o futuro de Santo André”, comemorou.

O programa educacional da Polícia Militar é promovido em escolas estaduais, municipais e particulares. Por meio de orientação e conscientização, destaca os efeitos causados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Entre suas ações, desenvolve uma série de medidas preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas junto aos alunos de 5º ano, os quais durante as aulas são estimulados de forma dinâmica, divertida e interativa.

Para a realização das atividades, nas unidades que são selecionadas pelos instrutores do Proerd, cada estudante recebe uma apostila. Na avaliação de Daniela da Silva Ramos, que é mãe do aluno Gustavo, do 5º ano, da Emeief Profa. Célia Inês, a iniciativa é muito importante. “Uma festa linda com um objetivo muito claro e importante. Meu filho chega em casa compartilhando o que aprendeu e eu fico muito orgulhosa disso, pois tenho certeza que ele sabe qual é o caminho certo”, contou emocionada.

A cerimônia contou com a apresentação da Banda Lira. A execução dos Hinos Nacional e de Santo André teve a participação dos alunos das Emeiefs Profa. Célia Inês e Francisca Helena Furia. O aluno Heitor Mochetto, de 10 anos, estava ansioso para este momento. “Adorei todas as aulas que participei do Proerd, mas a minha apresentação com meus amigos da classe foi a mais esperada”, contou ao exibir as letras em sua pasta de apresentação.
Autor: Caroline Terzi