01 JUL 2023
Festas Culturais agitam escolas municipais de Santo André
Neste sábado, 120 unidades organizaram diversas atividades para alunos e comunidade em uma vivência educativa e social
Santo André, 1º de julho de 2023 – Explorar a cultura, tradição e regionalismo presentes nas confraternizações populares. Com este propósito, 120 escolas municipais de Santo André promoveram neste sábado (1º) as Festas Culturais, com o objetivo de reforçar o sentimento de reconhecimento e pertencimento dos alunos com sua comunidade, bairro e vizinhança.

“Esta ação é uma oportunidade de nossa rede trazer a comunidade para participar das atividades com nossas crianças. São momentos de integração que, do ponto de vista pedagógico, contribuem no desenvolvimento das mais diversas habilidades. As atrações do dia de hoje reforçam o bom relacionamento de todos, afastando de situações como a violência”, destacou o secretário de Educação,, Almir Cicote.

A creche Professora Laura Dias de Camargo, na Vila Valparaíso, entrou no clima de comemoração e organizou atrações para toda a família. Contação de histórias, oficinas de avião de papel, yoga, roda de música itinerante, gincanas, apresentações culturais e de teatro, pinturas faciais, até lava-rápido de caminhão e banho no dinossauro foram atrações para a criançada.

Brincadeiras na rua e no campo em frente à escola também foram organizadas pela equipe da creche. Próximo do horário do almoço as famílias se reuniram para um delicioso piquenique.

Beatriz Branco, moradora do Jardim Bom Pastor, comemorou a oportunidade de participar levando seu filho David, de um ano e seis meses. “Foi a primeira vez que reunimos todos os amiguinhos dele da creche. Estamos adorando”, comentou emocionada.

O tema definido como diretriz de trabalho em 2023 nestas celebrações foi a Cultura de Paz: Escola e Família. Ao visitar as atividades na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Janusz Korczak, Elisabete Carneiro, avó do aluno Pedro, de 10 anos, elogiou a iniciativa.

“É um trabalho importante que une a comunidade e a escola. O nome já diz tudo. Estão de parabéns pela linda festa”, pontuou a moradora da Vila Valparaíso, ao explorar os ambientes da unidade com apresentações de protótipos de robótica, sala com releitura de obras de arte, espaços para jogos de tabuleiro, dança e exploração dos brinquedos lúdicos para ajudar no desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade.

Robótica – Os alunos do programa de robótica educacional da rede municipal aproveitaram as Festas Culturais para apresentar aos familiares os projetos que desenvolvem em sala de aula, incluindo demonstrações dos protótipos trabalhados.

Gustavo Pereira de Souza, aluno do 5º ano da Emeief Janusz Korczak, vibrou ao apresentar à família os protótipos que criou com os colegas. “Estou emocionado e feliz”, disse o menino, concentrado nos comandos do robô guincho.

A metodologia da robótica educacional permite que os alunos construam o próprio raciocínio e conhecimento por meio de ferramentas computacionais.

O programa de robótica educacional de Santo André beneficia cerca de 10 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem com um conjunto de componentes eletrônicos programáveis, que são controlados por meio de um software.

Com a iniciativa, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valiosas para o seu desenvolvimento humano e tecnológico. Além disso, a robótica educacional possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias, por meio da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.

Autor: Caroline Terzi