07 JUL 2023
Santo André realiza programação de férias na Emea Parque Tangará
Comunidade escolar e munícipes poderão aproveitar diversas atividades durante o mês de julho
Santo André, 7 de julho de 2023 – Santo André traz mais uma ótima opção de lazer e entretenimento nestas férias: a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará. O espaço, localizado no interior do Parque Escola, oferece programação gratuita no mês de julho com diversas atividades para a comunidade escolar e munícipes.

São aproximadamente 50 mil metros quadrados proporcionando contato com a natureza, diversas atividades e oficinas para o público em geral. Os interessados em participar devem se inscrever pelo número 3356-9050 ou acessar o site da Emea https://parqueescola.org.br/programacao-livre/

No dia 12 (quarta-feira), das 13h30 às 16h30, o público poderá conhecer o maior cactário do ABC, com diversas espécies de cactos e suculentas, com a orientação de um biólogo da Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará.

A Emea traz ainda uma oficina de brincadeiras africanas nos dias 14 (sexta-feira) e 21 (sexta-feira), das 11h às 12h. Com faixa etária livre, a atividade traz jogos e atividades lúdicas que têm origem na cultura e na tradição dos povos africanos. As inscrições, com vagas limitadas, podem ser feitas até um dia antes das datas das atividades por telefone ou no site da Emea.

No dia 14, das 13h30 às 15h, ocorre a oficina Meu Primeiro Herbário. Os participantes, crianças e adultos, aprenderão mais sobre as características e diversidade das plantas e como construir um herbário, que é uma coleção de plantas ou partes de plantas prensadas e secas, dispostas segundo suas características. Inscrições devem ser feitas até 13/7, limitadas a 15 pessoas.

Também no dia 14 e dia 21, das 15h às 16h30, ocorre uma imersão nos espaços da Emea. Na ocasião, os biólogos do Iprodesc irão reforçar a importância da preservação das espécies para um futuro sustentável. Aves, animais polinizadores, plantas carnívoras, bicho-pau e outros animais invertebrados existentes nos espaços pedagógicos da Emea Parque Tangará também farão parte do roteiro. Inscrições até um dia antes da atividade, limitadas a 50 pessoas.

Ainda no dia 14, das 9h30 às 11h, a Emea traz a oficina Cápsula do Tempo. A programação inclui conhecer de onde vem o papel e participar da oficina de papel reciclado. Ao final, os participantes escreverão o que desejam para o futuro do planeta. Os cartões serão colocados em uma cápsula e enterrados para a leitura no futuro. Inscrições até dia 13/7, imitadas a 15 pessoas.

Já no dia 19 (quarta-feira), das 13h30 às 16h30, o orquidário e bromeliário da Emea estarão abertos para visitação. Nestes ambientes é possível conhecer as características gerais das espécies, dicas de cultivo e controle de pragas com a orientação de um biólogo da Emea. A faixa etária é livre e não há necessidade de inscrição prévia.

Uma oficina de marcenaria infantil com animais de madeira ocorre no dia 21 (sexta-feira), das 13h30 às 15h. Trata-se de uma atividade lúdica e criativa que explora a madeira como matéria prima principal e instiga as crianças a pensarem na construção tridimensional, criando animais muito divertidos, com cacos de madeira de vários formatos e tamanhos. Faixa etária: infantil, para maiores de três anos. Inscrições até dia 20/7, limitadas a 15 pessoas.

Os kokedamas são arranjos suspensos, uma ótima opção para a decoração da casa e de jardins. Para o público conhecer técnicas de construção do kokedama, bem como a manutenção dos arranjos com adubação e replantio, a Emea oferece uma oficina no dia 21, das 9h30 às 11h. Quem já tiver um kokedama em casa, pode levá-lo para a oficina. Faixa etária: livre. Inscrições até 20/7, limitadas a 15 pessoas.

Nos dias 25 (terça-feira) e 27 (quinta-feira), será realizada uma oficina de férias para crianças de 8 a 12 anos. Serão turmas na parte da manhã, das 8h30 às 12h, e no período da tarde, das 13h30 às 17h.

A Escola Municipal de Educação Ambiental traz ainda uma oficina de pintura em tela, ministrada por Sueli Pereira, artista plástica voluntária da Emea. O curso começa no dia 10 (segunda-feira) e tem duração de dois meses, com aulas somente às segundas-feiras. Com indicação para maiores de 15 anos, as inscrições podem ser feitas até 8/7.

Serviço - A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará fica na Rua Anacleto Popote, 46, no bairro Valparaíso. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3356-9050.

Autor: Caroline Terzi