01 AGO 2023
SAÚDE
Hospital da Mulher de Santo André terá programação especial para o Agosto Dourado
Ações visam incentivar a doação de leite materno, após baixa registrada nos últimos três meses
Santo André, 1º de agosto de 2023 - O Hospital da Mulher de Santo André terá programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A unidade, que conta com banco de leite humano e que, além de Santo André, atende Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte da Zona Leste de São Paulo, receberá decoração temática e vai promover discussões sobre o tema.

Com o tema "Apoie a amamentação, faça a diferença para mães e pais que trabalham", a programação prevê decoração dos corredores do hospital com as melhores frases criadas pelos funcionários em concurso interno, além de gotas de leite dourado na porta dos quartos para lembrar as mamães da importância do ato de doar. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno.

“A amamentação é um ato de amor, carinho e proteção. O leite materno é o mais completo alimento para o desenvolvimento de uma criança, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Toda gota de leite é importante e fazemos questão que isso fique claro para todas as mães que podem doar leite. É um ato que salva vidas”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Atualmente o Hospital da Mulher conta com 268 doadoras de leite e no primeiro semestre deste ano foram cedidos 406,3 litros de leite pasteurizado, sendo que 369,5 foram distribuídos nas unidades neonatal, beneficiando 238 bebês. O volume representa um estoque mínimo e tem atendido 100% dos recém-nascidos da UTI Neonatal com prescrição de LHP (Leite Humano Pasteurizado).

"O Hospital da Mulher possui o selo hospital amigo da criança desde 2013 e, por contar com um banco de leite humano, promove diariamente ações de incentivo ao aleitamento materno e conscientização sobre sua importância junto às pacientes internadas e ao público externo", esclarece a gerente de enfermagem do Hospital da Mulher, Maria Soledade Rodrigues Nantes.

De acordo com a gestão do Hospital da Mulher, nos últimos três meses foi registrada queda sazonal de cerca de 30% de doadoras e a baixa reflete diretamente no volume de leite doado com o estoque próximo de registrar desabastecimento. Em razão disso, a unidade vai intensificar a campanha de doação de leite no Agosto Dourado.

“Todas as atividades que realizaremos nos setores neste mês irão de encontro ao tema da campanha em 2023. O apoio à amamentação no ambiente de trabalho é de extrema importância para promover a saúde e o bem-estar tanto das mães que estão retornando ao trabalho quanto dos bebês", completa Maria Soledade.

Como doar - Para ser uma doadora a mulher tem que estar amamentando e ter leite materno excedente. É necessário realizar um cadastro com a equipe do banco de leite do Hospital da Mulher por meio dos telefones 4478-5048 ou 4478-5027. A doadora passará por exame de sorologia específico e depois estará apta para fornecer o leite. A mulher receberá todas as orientações de como realizar a ordenha e armazenamento do leite a ser doado e o material será retirado semanalmente em seu domicílio, conforme programação das visitas.

Autor: Anderson Fattori