22 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Escola de educação ambiental em Santo André usa biodigestor para gerar energia limpa
Equipamento doado pelo Consulado Geral de Israel converte resíduos em gás de cozinha
Santo André, 22 de agosto de 2023 - A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, passou a contar nesta terça-feira (22) com um recurso tecnológico importante para geração de energia limpa, renovável e sustentável. Isso porque a instituição recebeu a doação de um biodigestor de origem israelense que converte resíduos em até sete horas de gás de cozinha, além de fertilizantes.

Na manhã desta terça, o vice-prefeito Luiz Zacarias, o secretário de Educação, Almir Cicote, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e a equipe da Educação de Santo André receberam o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, e o CEO da Homebiogas Brasil, Leandro Toledano.

“Temos um carinho grande pela Emea, que realmente traz aquilo que representa Santo André do ponto de vista ambiental. Agradecemos ao cônsul e sua esposa pela presença, e também ao representante da Homebiogas Brasil. Nosso muito obrigado por esse gesto de solidariedade junto à nossa cidade, junto ao nosso parque destacando a questão ambiental e a questão da sustentabilidade”, afirmou o secretário de Educação, Almir Cicote.

O biodigestor israelense Homebiogas dispensa o uso de energia elétrica por conta de uma cultura de bactérias presente no reator do produto. Sendo assim, cerca de três quilos de resíduos, como cascas, ossos, restos de alimentos e fezes de animais de estimação serão convertidos, diariamente, em até sete horas de gás de cozinha.

Desta forma, o biodigestor possibilita, de uma só vez, o descarte adequado do lixo doméstico e o acesso a recursos cada vez mais escassos. “Certamente Santo André pode contar com Israel para novas parcerias e cooperação. Tenho certeza de que o biogás trará para os estudantes de Santo André a reflexão sobre questões ambientais e de sustentabilidade, temáticas fundamentais na atualidade”, pontuou o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich.

Para o vice-prefeito Luiz Zacarias, iniciativas como essa contribuem para o futuro. “Se nós não olharmos para o futuro, quem vai olhar? E é isso que essa gestão está fazendo com a sua equipe. Trabalhando com dedicação, com amor, focada nesse projeto que, justamente, faz bem para a nossa população e para a nossa cidade”, destacou.

Após a apresentação do biodigestor, os visitantes conheceram as estruturas da Emea, como a Sala das Memórias, o Cactário, entre outros ambientes.

Homenagem - Durante a visita desta terça, o trabalho realizado pela professora Cleide Bochixio à frente da Educação foi ressaltado. Ela atuou como secretária de Educação de 2009 a 2012 em Santo André, foi secretária adjunta em 2017 e retornou como secretária da pasta em 2021, vindo a falecer em dezembro do ano passado.

“Foi ela quem iniciou as tratativas para a efetivação da parceria com o governo de Israel e a atual gestão deu continuidade. Agradeço a todas as autoridades presentes pelo carinho e homenagem à minha mãe. Vocês são importantes para a cidade, meio ambiente, educação e família. Vocês fazem a diferença”, discursou a filha de Cleide Bochixio, Lucimara Bauab Bochixio, ao lado da irmã Cristiane Bauab Bochixio.

Autor: Caroline Terzi