19 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Escola de educação ambiental em Santo André ganha sala pedagógica sobre a África
Novo espaço destaca a diversidade ambiental, identidade e ludicidade do continente africano para professores e alunos da rede municipal
Santo André, 19 de outubro de 2023 - A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, inaugurou nesta quinta-feira (19) uma sala pedagógica sobre a África. O espaço tem o objetivo de valorizar a diversidade de povos e apresentar aspectos naturais (fauna e flora), linguagem e música, além de oferecer jogos tradicionais, contação de história e instrumentos musicais da cultura afro-brasileira.

“Esta sala traz uma importante temática e concretiza uma parte do movimento que temos realizado, inclusive na formação de nossos profissionais da Educação. Nosso objetivo é promover cada vez mais iniciativas didáticas e pedagógicas em nossa rede para debater temáticas importantes", destacou o secretário de Educação, Almir Cicote, acompanhado de autoridades, entre elas o vice-prefeito Luiz Zacarias, que prestigiou o evento.

Edilene Vieira Fazza, gerente da Emea, explicou mais sobre a sala África. “Este espaço não é estático, pois esta sala estará em processo de construção e contribuição por parte de todos. O ambiente foi pensado para que nossos pequenos andreenses aprendam mais sobre a cultura afro-brasileira e africana. Parabéns a toda nossa equipe, sempre comprometida e envolvida em nossos projetos, além dos grupos, professores e demais pessoas que contribuíram na construção dessa sala”.

No decorrer do evento inaugural, alunos e visitantes ainda participaram de uma contação de histórias, além de apresentações musicais.

Sala África - O novo espaço expositivo, para o desenvolvimento de roteiros didáticos na Emea Parque Tangará, conta com diversos ambientes que exploram e aguçam a curiosidade dos visitantes.

As atrações da sala África são apresentadas através de totens sobre seis países africanos que também abordam a língua portuguesa, com destaque para características da cultura local, como pratos típicos, brincadeiras e curiosidades de origem africana.

Luiz, de 11 anos, que é aluno da Emeief Janusz Korczak, se impressionou com as curiosidades destacadas. "São 54 países e mais de dois mil idiomas. É muita coisa", comentou o estudante, ao se atentar às informações do painel Raio-X África, que apresenta características gerais do continente africano.

O espaço traz ainda representação de alimentos e demais costumes presentes no cotidiano com origem africana, por meio de um caça palavras e demais painéis.

A riqueza da biodiversidade da fauna e flora africanas também são destaque, além do foco na preservação ambiental que se estende às técnicas agrícolas e outros métodos de cultivo.

Maria Clara, de 11 anos, aprovou o novo ambiente da Emea e confessou ter se encantado com o espaço da savana. “Reconheci muitos dos animais que estão expostos aqui. Adorei”.

Para ambientar ainda mais o local, embaixo de um baobá cenográfico, estão diversos livros voltados para o público infantil ressaltando a importância dos contos, orais e escritos, de origem africana e afro-brasileira.

O poder da música permeia toda a exposição, convidando os visitantes a manusear os instrumentos e desvendar os sons que cada um é capaz de criar. A proposta do espaço também valoriza a estética, que é apresentada por meio das capulanas, que são tecidos africanos com estampas repletas de significado e transcendem o mero aspecto visual.

"Para onde a gente olha tem alguma informação ou alguma imagem que chama a atenção. Gostei muito", elogiou Nicolas, de 10 anos, também aluno da Emeief Janusz Korczak.

Serviço - A Emea Parque Tangará - Parque Escola fica na Rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso. O espaço tem como objetivo sensibilizar crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.

No portal www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.

Mais informações sobre as atividades da Ema podem ser obtidas pelo número 4433-9050.

Autor: Caroline Terzi