27 OUT 2023
Educação de Santo André amplia acervo para incentivo à leitura
Serão dois mil novos livros, com dez títulos diferentes, para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Santo André 27 de outubro de 2023 - A Secretaria de Educação de Santo André deu início nesta semana ao projeto Viajando na Leitura, que visa ampliar o acervo de livros em unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa distribuirá dois mil livros,proporcionando a ampliação do repertório com obras de diferentes autores e fomentando a valorização da diversidade cultural.

Neste momento, a ação atenderá cinco Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental): Augusto Boal, Cidade Takasaki, Felipe Ricci, José Augusto Leite Franco e Luiz Gonzaga. Cada unidade receberá 400 livros. O projeto envolve mais de 100 professores e cerca de três mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal.

"Este material vem para incentivar cada vez mais a leitura, um importante hábito para nossos alunos. Em conjunto com as metodologias já utilizadas irá contribuir para o desenvolvimento coletivo", destacou o secretário de Educação, Almir Cicote, que nesta semana visitou a Emeief Augusto Boal, no Jardim Alzira Franco.

A Secretaria de Educação de Santo André firmou um termo de cooperação com a Jatobá Educação e Cultura Eireli (Evoluir Cultural). Além dos exemplares, a editora fornecerá um workshop formativo on-line sobre o incentivo à leitura para representantes das unidades participantes.

"Nesta iniciativa, com patrocínio da White Martins, são dez títulos, sendo sete deles inéditos, destacando a literatura infantojuvenil em temas como cultura de diferentes povos, meio ambiente, musicalidade, consciência política e democracia, por exemplo", pontuou o coordenador do projeto Viajando na Leitura, Francis Dias.

O projeto Viajando na Leitura possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica e uma postura ativa diante do mundo. Por meio da leitura, os leitores são capacitados a tomar decisões informadas, engajar-se em causas que consideram importantes e agir de forma consciente em suas vidas pessoais e na sociedade.

Autor: Caroline Terzi